Desvendando Coldplay (Parte - Um)

31.12.11

Olá, hoje na nossa coluna no mundo da música irei mostrar pra vocês um pouco da história da banda Coldplay e mostrar as melhores músicas deles na minha opinião, espero que gostem da postagem! A postagem foi dividida em duas partes, a primeira parte contando um pouco da história a segunda parte mostrando mais sobre as músicas. 



Um pouco da biografia

Chris Martin e Jonny Buckland se encontraram pela primeira vez na semana de orientação na University College London (UCL) em Setembro de 1996. A dupla passou o resto do ano universitário planejando formar uma banda, por fim, criaram um grupo chamado Pectoralz. Guy Berryman, um colega de classe de Martin e Buckland, mais tarde se juntou ao grupo. Em 1997, o grupo, que se tinha renomeado para Starfish, preformaram em shows para os promotores locais Camden (borough) em clubes pequenos. Martin também chamou seu amigo de longa data da escola, Phil Harvey, que estava estudando antiguidade clássica na Universidade de Oxford, para ser empresário da banda. Coldplay, desde então, aceitou Harvey como o quinto membro do grupo. A formação da banda foi completada quando Will Champion se juntou para assumir as funções da percussão. Champion havia crescido tocando piano, guitarra, baixo, e tin whistle; ele aprendeu rapidamente a tocar bateria, apesar de não ter nenhuma experiência com o instrumento. A banda finalmente se estabeleceu no nome "Coldplay" que foi sugerido por Tim Crompton, um estudante local, que estava usando o mesmo nome em seu grupo. Em 1997, Martin também conheceu o estudante de antiguidade clássica, Tim Rice-Oxley. Durante um fim-de-semana em Virginia Water, um mostrou ao outro suas próprias canções em um piano. Martin, concluiu que Rice-Oxley era muito talentoso, e pediu-o para ser o tocador de teclado do Coldplay, mas Rice-Oxley teve de recusar pois sua própria banda,Keane, já estava operacional. Dias depois, neste caso seria a forma de Keane e Coldplay manter a banda inalterada, deixando ambas as bandas como quartetos.
O estilo musical do Coldplay foi definido como rock alternativo, chegando a ser comparado a Radiohead e Oasis.
Lançaram três EPs; Safety em 1998, "Brothers & Sisters" como um single em 1999 e The Blue Room no mesmo ano, as sessões de gravação de The Blue Room foi tumultuosa. Martin demitiu Champion da banda, mas depois implorou-lhe para voltar, e para ser desculpado, os dois foram para um bar. Eventualmente, a banda trabalhou as suas diferenças e pôs em prática um novo conjunto de regras para manter o grupo intacto. Inspirados por bandas como U2 e R.E.M., decidiram que iriam atuar na democracia, e que os lucros seriam partilhados igualmente. Além disso, a banda determinou que estaria fora do grupo qualquer um que usasse drogas pesadas.
Conseguiram fama mundial com o lançamento do single "Yellow" em 2000, seguido por seu álbum de estreia lançado no mesmo ano, Parachutes, que foi indicado para um Mercury Prize. O segundo álbum da banda, A Rush of Blood to the Head (2002) foi lançado com várias críticas positivas e ganhando vários prémios, incluindo o de Álbum do Ano pela NME, e vem sendo considerado o melhor álbum do Coldplay. O seu lançamento seguinte, X&Y foi inicialmente recebido com opiniões diversificadas da crítica após o seu lançamento em 2005. No entanto, o quarto álbum de estúdio da banda Viva la Vida or Death and All His Friends (2008), foi produzido por Brian Eno e lançado com comentários favoráveis da crítica, ganhando várias indicações e vencendo o Grammy.
A banda já ganhou vários prémios da indústria musical ao longo de sua carreira, incluindo seis Brit Awards  vencendo o de Melhor Grupo Britânico três vezes, quatro MTV Video Music Awards, e sete Prêmios Grammy de vinte indicações. Como um dos recordistas de vendas de discos, o Coldplay já vendeu mais de 50 milhões de discos em todo o mundo.
Coldplay vem apoiando ativamente várias causas sociais e políticas, como a campanha Make Trade Fair da Oxfam e Amnesty International. O grupo também realizou vários projectos de caridade como Band Aid 20, Live 8, Sound Relief, Hope for Haiti Now: A Global Benefit for Earthquake Relief e o Teenage Cancer Trust.


3 comentários:

  1. Guy, seu lindo, porque você insite em ficar atrás e privar o mundo de sua beleza!!!!!!
    Hahahahha, AMO Coldplay, já fui em todos os shows deles no Brasil!

    ResponderExcluir
  2. Amo essa banda eles são muito fodas ..

    ResponderExcluir