29.1.12

Dicas para elaborar uma boa resenha

Oii meus amores 
Tudo bem com vocês?
Hoje eu vou dar algumas dicas de como elaborar uma boa resenha, não vou dizer que esse é o jeito certo de se fazer resenhas, ou que é o jeito errado. Simplesmente é o jeito que eu elaboro as minhas, e vem dando certo até hoje. Nunca recebi nenhuma reclamação rs. Resolvi criar essa postagem por que muita gente não sabe como criar uma resenha, ou sabe mas, não tem ideias de como colocar no papel. E também por que vivem me perguntando várias coisas no msn - imdjeniferdias@hotmail.com pra quem quiser fofocar comigo rs - Então eu venho tentando criar tutorias ou postagens para responder beeem direitinho tudo o que me perguntam. Vamos lá.
Esse é o jeito que eu elaboro minhas resenhas.

Uso algumas coisas:


1 - Pop-Up Flags - Eu tenho e são iguais a essas, mas eu deixei no serviço, o que é ruim. Pois uma das dicas que eu vou dar aqui eu precisava dela pra mostrar melhor mas, enfim.
Eu as uso para fazer marcações nas partes mais legais, importantes e afins. Mais pra frente explico melhor.
2- Bloquinho de anotações - Não precisa ser do Pooh kk
3 - Marca texto de várias cores - Uma cor para grifar uma coisa diferente.
4 - Post it - O queridinho de toda resenhista rs
5 - Um livro - Tipo óbvio rs 

Como fazer:
(Esta parecendo receita de bolo mas, tudo bem rs)

Primeiro eu leio o livro - óbvio - mas, em quanto eu o leio vou usando minhas Pop-up flags para fazer a marcação das partes mais legais, mais importantes e afins. Assim:


Nessa imagem eu usei apenas duas cores das pop ups, por que meu critério para usar as cores é o seguinte:

O pop-up flags tem 6 cores, verde claro, verde escuro, amarelo,rosa,roxo e azul.

Verde claro - Chato
Verde escuro - Odiei
Amarelo - Importante
Rosa - Tenho que decorar
Roxo - A-M-E-I
Azul - Vai cair na prova 

Eu colei uma etiqueta perto de cada pop-up para eu saber qual cor usar para cada caso, e no meu bloquinho de anotações tem as legendas igual estão ai em cima. Eu uso esse método mais quando estou lendo alguma coisa pra escola. Acho um jeito mais divertido de fazer marcações. Quando estou lendo apenas por lazer, como quando estava lendo "silêncio" não uso esse esquema, vou usando apenas as cores que eu mais gosto.

Em quanto marco com as pop-up flags também uso meus post-its sabem pra que? rsrs Pra conversar com o livro, ou escrever lembretes importantes. 
Conversar com o livro como assim? kk, eu faço um comentário sobre a parte que estou lendo tipo: Nossa que chato! , Aleluia! rs Coisas assim.
Lembretes como assim? Eu escrevo uma pequena explicação para o que esta acontecendo, ou escrevo algo importante que já aconteceu e eu devo lembrar pra entender o resto. 
Porém uso mais as post its para conversar com o livro ou escrever traduções, por exemplo quando tem alguma palavra em outro idioma e eu não conheço eu pesquiso e escrevo. Ou quando tem uma palavra em português mesmo e eu não sei o significado.


Depois que eu fiz isso, eu pego meu bloquinho de anotações e começo a rascunhar as partes mais marcantes do livro - isso se você quer fazer uma resenha sem spoilers, por que você vai apenas mencionar que tais fatos acontecem mas, vai deixar a curiosidade sobre como acontecem - E escrever as frases e quotes mais marcantes para mim do livro.

Depois eu vou para o blog, e leio minhas anotações e vejo onde coloquei meus post its e pop ups para poder elaborar bem a resenha.

Mais e os marca textos???? Eu costumo usá-los apenas quando estou estudando algum livro para escola, ou quando vou fazer uma resenha no bloquinho de anotações e quero ressaltar algo. Também uso o mesmo esquema dos pop ups, cada cor um significado.

Roxo - Muito legal
Amarelo - Decorar filha!
Rosa - Nossa que linnndo *000*

Quase nunca uso o rosa e o roxo nos livros da escola - que agora acabou e sera faculdade! - Então acabo desenhando com eles rs.

O ideal em uma resenha é ela ser clara e objetiva. Assim que você a inicia você já deve saber se esta ao lado do autor ou contra. Como assim? Muito simples! Em suma escrever uma resenha é você contar a história de um livro, ou de uma série ou qualquer outra coisa. Do seu ponto de vista, demonstrando o que achou e se concordou com o autor/autora ou não. Então você não pode começar uma resenha contra e acabar ela a favor, a não ser que você explique na própria resenha por que esta mudando de opinião.
Outro grande ponto é que alguns autores, ou editoras - quando você tem parceria com elas, ou seja, só serve essa regra para resenhas de blogs, não resenhas gerais - não gostam que vocês contem o final do livro, ou libere spoilers demais, então o ideal é você contar por cima o que acontece, mas não como acontece. E deixar pra ressaltar mais suas opiniões gerais sobre o livro, se gostou ou não, se atingiu suas expectativas, se faltou algo, coisas do tipo. Tentar não escrever nada errado, o bom português sempre ajuda. E colocar informações sobre o livro, como: Número de páginas, nome da escritora e da editora, titulo do livro entre o que mais você quiser. Nas minhas resenhas eu também coloco os trechos que eu mais gostei, e escrevo uma pequena frase dizendo qual parte foi mais marcante pra mim e por que - comecei com isso na minha ultima resenha e gostei do resultado - É assim um estilo padrão de escrever resenhas - pelo menos o meu - escrever resenhas é algo bem pessoal, e você só vai saber qual é o melhor jeito para VOCÊ escrever uma resenha, escrevendo muitas e lendo muitas. Dai você vai se adaptando até achar a melhor forma.

É isso, como já disse não vou falar que esse é o jeito certo de se fazer resenhas nem nada, esse é o jeito que eu faço. Espero que gostem deu um trabalhinho pra fazer, escrever tudo isso rs. Deixem seus comentários postando se gostaram das minhas dicas, ou dando suas próprias dicas. 




6 comentários:

  1. Adorei as dicas *-* vou fazer isso com os próximos livros que ler! Obrigada ♥ adoro seu blog, se quiser passa lá no meu, ok? li-lus.blogspot.com. Beijos

    ResponderExcluir
  2. AAAAAAAAAAh choreiii achei que ninguem ia comentar nesse post kkk, obg linda e vou passar lá agora.

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas, de verdade :D

    Ah, está tendo um sorteio no meu blog em que o sorteado poderá escolher um dos livros que estão lá. Adoraria que você participasse. :)
    http://entreparagrafos.blogspot.com/2012/01/promocao-150-seguidores.html
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Vou lá conferir, e ainda bem que gostou das dicas fico feliz :)

    ResponderExcluir