29.1.12

Vestibular + Faculdade = *todospiram*

Oiii meus queridos seguidores 
Desde sempre eu quis fazer postagens sobre esses temas, como se fosse uma espécie de diário, ou guia para os marinheiros de primeira viagem como eu. Ajudá-los a passar por períodos tão críticos como esse.
Eis aqui a primeira tentativa para ver no que dá. *medo*

Eu estava surtando no final de 2010, pois sabia 2011 seria meu ano de vestibular. O ano em que todos os 11 anos de escola iriam valer a pena - ou não - toda aquela pressão psicológica que a gente se submete, eu achei que ia enlouquecer ou surtar. Para que vocês não passem por isso, aqui vão umas dicas, fáceis e até um pouco óbvias, mas que na hora do desespero rs.

1 - Participe de simulados
São chatos. Mas, ajudam muuito você aprende o nível da faculdade na qual você que ingressar e te ajuda a ter um caminho a seguir na hora dos estudos.

Eu mesma participei de uns 3 simulados, sem contar os que eu fiz online. Isso mesmo muitos sites disponibilizam simulados online. Outros você tem que desbancar tempo e dinheiro, mas sem dúvida alguma vale a pena.

2 - Peça livros emprestados, compre, alugue baixe o que for.
Mas, tenha. Sim, existe a internet. Mas, nunca vão superar os livros informativos, ainda mais esses materiais especiais que saem sempre na época do Enem. O Enem segue a linha de seus simulados serem bem mais dificeis do que a prova em si. Eu me dei super mal no simuladão que fiz, já na prova do enem com a nota que tirei passava tranquilamente em duas faculdades. - Não eram federais - mas, já era alguma coisa não é mesmo? rs
Por que livros ao invés da internet? Os livros se focam mais em vestibulares, as dicas da internet são muito vastas, valem para qualquer tipo de prova, fora que nem sempre são confiaveis e você não pode arriscar seu futuro acadêmico.



3 - Aproveite o ultimo ano de escola, se você não aproveitou os outros 10 anteriores.
Não estou falando para caírem na balada, se engana quem pensa que o ultimo ano na escola é tempo de festa. Pois não é. É nesse ano que as cobranças surgem e você deve se encarregar de atingir todas expectativas. Se você não se dedicou muito aos estudos - como eu - nos anos anteriores entre em um cursinho, você jamais vai conseguir recuperar o tempo perdido, porém irá se sair melhor caso se esforce.
Se foque nas matérias que você sempre teve dificuldade. Eu por exemplo sempre fui péssima em física, me foquei e agora sou muito boa por sinal, até a professora se surpreendeu.

4 - Revistas
As revistas te ajudam muito, além de serem bem mais fáceis de se ler, por não terem um vocabular tão culto. Elas vão te deixar a par dos assuntos do momento que além de serem usados como tema para a redação nos vestibulares, as vezes ajudam a responder as questões.


5 - Não se desespere!
Se não passar em um tente de novo - eu mesma reprovei em um vestibular kk - existem 1.001 faculdades e muito mais espalhadas pelos lugares, você achar uma que você ira entrar.
Fora que se você não estiver se focando em entrar numa federal - como eu não estava, por que minha mãe não queria , ficava muito longe de casa, eu teria que morar perto da faculdade, e não ia dar pra me sustentar lá, então consegui passar em uma na cidade vizinha que fica 30 minutos de casa é linda e grande rs - existem dois tipos de vestibulares.
Redação ou Objetivo.
Redação: Irão te propor um tema e você irá dissertar sobre ele, caso passe é aprovado.
Algumas faculdades pedem para você dissertar sobre si mesmo, sobre seu curso pretendido e por que quer fazer aquele curso.
Objetivo - É o tradicional, algumas faculdades com 40 questões , outras com 70, algumas com 100 . Você tem um número minimo que deve acertar que somando com a nota da redação - sim no objetivo tambem tem redação não tem como fugir - você sabera se foi aprovado ou não, cada faculdade tem seu numero, algumas com 25% de acerto você já esta dentro. Outras com 50% outras com 80% isso varia muito.
Você também pode contar com o Enem, dependendo da sua nota, você garante a vaga sem vestibular, eu mesmo passaria em duas :)

6 - Ajuda dos amigos
É bem importante, ainda mais aqueles que já passaram por isso e sabem os macetes. Além de darem dicas de como estudar, e criar cronogramas, eles vão te acalmar e mostrar que não é tão complicado assim entrar em uma faculdade.

7 - Internet a seu favor
A internet é uma amiga bem fiel,sempre postando conteúdos que ajudam, promovendo vestibulares online, e dicas de como estudar. Existem vários sites, e super fáceis de se encontrar, basta jogar no google.

É isso. Eu achei que ia ser impossivel de entrar em uma faculdade, e eu consegui - não fui aprovada em uma - mas, enfim entrei. Dia 7 começam minhas aulas, estou com medo e ansiosa, claro que vou deixar vocês a par de tudo e dar dicas, como estou fazendo agora.

8 - Entrei!!! uhuul õ/
A melhor coisa do mundo é você saber que entrou na faculdade. Nossa é perfeito. Quando eu recebi a ligação da faculdade foi mágico. O telefone de casa tocou, eu atendi e a moça disse: "É fulanadetal da faculdade Braz Cubas - A minha facul mês que vem kkk - por favor a Djenifer?" Dai eu super tremendo disse: "É ela" "Oi, Djenifer. Meus Parabéns, você foi aceita para ingressar no curso de direito noturno na faculdade Braz Cubas, seja bem vinda" - CHOREEI - "O-obrigada" disse com a voz falhando.
Depois comecei a pular gritar e dançar igual louca.
Não acreditei, tive entrar no site e ver meu nome como "classificada" e mesmo depois de fazer a matricula, e ganhar uma camiseta da faculdade de brinde kkk, ainda não acreditava.

Ai a prova kk


Vale a pena se esforçar e correr atras dos objetivos. Curtir é bom, mas tudo tem seu tempo. Pensem bem é isso :)
Espero que essas dicas ajudem vocês assim como me ajudaram.




5 comentários:

  1. Olá, td bem? Achei o seu blog super perfeito, já estou te seguindo. Acabei de abrir um blog literário e gostaria de ter a honra de vc como seguidor do meu! Obrigadaaa e sucesso! Beeeijos!
    Adriana Souza
    http://umbestsellerchamardemeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ahh o vestibular, sensação unica!! Eu estava super nervosa tbm, mas me esforcei bastante no ensino médio, li muiiiiito, estudei, essas revistas q vc colocou são super importantes, e quando passei na federal foi só alegria!!
    Curta bem esse momento caloura!! kkk
    E sucesso!!
    Daiane
    nouniversodaliteratura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ah, faculdade logo logo eu entrarei *o* e boa sorte pra você, nessa nova caminhada (:

    ResponderExcluir