ESPECIAL -- Jogos Vorazes (Parte 2)

1.4.12

Na postagem anterior vocês viram uma sinopse do filme juntamente com a critica, o significado do nome dos personagens, descobriram um pouco mais sobre a autora além de ficar por dentro sobre alguns acessórios promocionais que sairam do filme, na postagem de agora vamos nos aprofundar ainda mais no universo de JOGOS VORAZES dessa vez vamos ver a biografia de Jennifer Lawrence a atriz que interpreta Katniss e também veremos algumas diferenças do livro e do filme.

Que a sorte sempre esteja a seu favor!



JENNIFER LAWRENCE

Nascimento em 15 de agosto de 1990 em Louisville, Kentucky - Estados Unidos
Atualmente em cartaz em: Jogos Vorazes

- É do signo de Leão;

- Ela toca violão;

- Se formou antecipadamente no colégio para poder se dedicar a arte de atuar;

- Filha de Gary e Karen Lawrence, casados há mais de 30 anos;

- Tem dois irmãos mais velhos, Ben e Blaine;

- Seus amigos e familiares a chamam de Jen;

- É a única mulher Lawrence da família nos últimos 50 anos;

- Foi descoberta por um fotógrafo quando estava em Nova Yok com a mãe, aos 14 anos de idade;

- Antes de se dedicar a dramaturgia, chegou a se envolver em atividades como líder de torcida, hóquei e trabalhos como modelo;

- Viajou para Nova York em 2004 para uma série de testes em agências de modelos e talentos. O desempenho despertou interesse de agentes e rapidamente ela já estava fazendo comerciais na MTV, no My Super Sweet 16;

- Seu primeiro filme foi Company Town (2006) produzido para a televisão;

- Sua estreia no cinema foi no drama Garden Party, de 2008;

- Teve papel fixo no seriado The Bill Engvall Show, não exibido no Brasil, mas chegou a participar de um episódio de Monk e dois de Medium;

- As atenções se voltaram para ela pela atuação como Ree Dolly em Inverno da Alma, lançado em 2010 nos Estados Unidos, e pelo qual ela foi premiada noFestival de Sundance, além de outras indicações e prêmios como Atriz Revelação;

- Para este papel, ela teve que aprender a tirar pele de esquilos, cortar lenha e lutar;

- Já disse em entrevista que gosta de ser vista como sexy, mas não de um modo sacana;





Gif 
24 Diferenças entre o livro e o filme 

  •  1) Aquisição do broche do Tordo/Mockingjay
Versão do Livro: Katniss recebeu o broche pela filha do prefeito, Madge. Isso foi uma surpresa pois ela pensava que Madge não gosta dela. O broche é explicado como sendo uma escavação sutil na Capital, pois os tordos foram o resultado de um programa cômico bio-genética de espionagem que o público em geral tornou-se gradualmente ciente e usou contra o governo.
Versão do Filme: Katniss encontra o broche em um bazar (Prego), mas não há nenhuma explicação de o porquê do broche ser considerado inflamatório para o Presidente Snow.
Nível de Mudança: Um pouco grande, pois não foi estabelecido a atitude do prefeito do 
Distrito 12, e nem o significado do Tordo. Além disso, torna Katniss a força 'pivô' por trás do símbolo, em oposição à simples utilidade, tornando-a cúmplice em seu poder por toda parte, em vez de ser arrastada pelos acontecimentos maiores do que ela.
Mudança Boa ou RuimÓtima. Katniss quer estar no comando de seu destino logo de cara, mas isso há alguns berços da dinâmica dos próximos dois filmes.



  • 2) Haymitch caindo do palco na Colheita
Versão do Livro: Haymitch está bêbado na colheita e cai para fora do palco.
Versão do Filme: Não existe.
Nível de Mudança: Grande. A primeira exposição do Haymitch da perspectiva de um leitor é como um palhaço bêbado. A cena também é usada para tirar um pouco da tensão de Katniss se voluntariando no lugar de Prim.
Mudança Boa ou Ruim: Razoável. Meu palpite é que eles não queriam o relevo muito cômico, e voltando do "mentor" cair fora do palco teria tomado muito tempo. Um corte compreensível.



  • 3) Pai de Peeta trazendo presentes no trem
Versão do Livro: Pai de Peeta traz biscoitos para Katniss, fazendo-a perceber que ele gostava dela o tempo todo.
Versão do Filme: Apenas Prim, Gale e a mãe da Katniss estão autorizados a visitar. O pai do Peeta nunca sequer é mencionado.
Nível de Mudança: Mínimo.
Mudança Boa ou Ruim: Regular. O público nunca pensa na hipótese de que Peeta e Katniss podem ter que se enfrentar fora. Do ponto de vista do roteiro, este foi provavelmente um tema a mais, e simplesmente não havia tempo para trazer um público de volta daquele lugar e em um potencial romântico. Então, novamente, uma chamada razoável.


  • 4) ”Abrace a perspectiva de sua morte iminente”
Versão do Livro: Eles pedem conselhos à Haymitch no trem, pois ele é o seu mentor, e ele responde com "Aqui estão alguns conselhos, permanecer vivo." Então ele ri.
Versão do Filme: A citação acima, "Abrace a perspectiva de sua morte iminente."
Nível da Mudança: Moderado. A versão do livro permite Haymitch  ajudar Katniss e Peeta, onde a versão do filme imediatamente estabelece que a dupla está em perigo iminente.
Mudança Boa ou Ruim: Boa, especialmente tendo em conta restrições de tempo. A versão para o cinema é menos engraçada, mas, narrativamente eficaz.



  • 5) Haymitch e a comida
Versão do Livro: No livro, quando Haymitch finalmente come alguma coisa (ao invés de beber), ele é visto  se aflorando como um mentor.
Versão do Filme: Haymitch come na primeira cena, vemos ele levar um bolo com ele para fora da sala.
Nível de Mudança: Mínimo.
Mudança Boa ou Ruim: Boa, porque os filmes não tem tempo para se concentrar em cada pequeno detalhe.



  • 6) Haymitch e conselho sobre estilistas
Versão do Livro: Haymitch diz para Katniss fazer exatamente o que os estilistas querem, como eles estão lá para ajudá-la a atingir patrocinadores.
Versão do Filme: Ela é enviada para mudar a aparência, sem qualquer contexto que seja.
Nível da Mudança: Moderado, porque para Katniss odiar uma mudança, é uma grande parte de sua personalidade.
Mudança Boa ou Ruim: Ruim, especialmente levando em conta que teria levado um tempo mínimo para transmitir que Katniss não gostava de novas aparências.



  • 7) Cinna e a ideia de segurar as mãos
Versão do Livro: Cinna grita para que eles deem as mãos na frente da multidão, na abertura.
Versão do Filme: É ideia de Peeta.
Nível da Mudança: Grande, porque tira uma motivação grande no personagem de Cinna (já que ele está responsável por manter a dupla unida).
Mudança Boa ou Ruim: Ruim. Provavelmente porque eles precisavam estabelecer o vínculo entre Peeta e Katniss o mais cedo possível.



  • 8) Haymitch no treinamento de Peeta e Katniss
Versão do Livro: Haymitch diz para Katniss e Peeta ficarem perto um do outro durante o treino, e não para mostrar as habilidades especiais.
Versão do Filme: Eles são apenas jogadas no treinamento, ocasionalmente juntos, embora Peeta menciona que Haymitch lhes disse para não mostrar.
Nível de Mudança: Mínimo.
Mudança Boa ou Ruim: Ruim, mesmo porque as cenas de treinamento estão faltando contexto, portanto, quando Peeta pede para treinar sozinho ele se sente um pouco estranho.



  • 9) “Ela estava falando de você”
Versão do Livro: A mãe de Peeta menciona que o Distrito 12 pode ter seu primeiro vencedor, mas, em seguida, esclarece, referindo-se Katniss, "Ela é uma sobrevivente".
Versão do FilmePeeta apenas diz que sua mãe estava falando sobre ela, não como ele achava.
Nível da MudançaPequeno, mas ainda há algum espaço para interpretar que Peeta não entendeu sua mãe.
Mudança Boa ou RuimRuim, porque teria levado dez segundos para obter a linha extra de diálogo fora e teria feito o ponto mais forte, que a mãe de Peeta de não acredita nele ... e que Katniss foi difícil.



  • 10) A cena da fala de Snow, sobre não dar “esperança”
Versão do Livro: Não existe.
Versão do Filme: Snow diz para o Idealizador dos Jogos (Seneca) não dar ao povo muita esperança.
Mudança Boa ou Ruim: Boa, principalmente, como as cenas Presidente Snow são bem feitas, embora não tirar um pouco do mistério.
Nível da Mudança: Grande, porque vemos um "vilão" de verdade ao invés de só  ficar na perspectiva da Katniss.



  • 11) Peeta não sangra depois do ataque da Katniss
Versão do Livro: Quando Katniss ataca Peeta depois de sua "paixão" declarada durante a entrevista, ele cai em uma urna e corta a mão nos cacos.
Versão do Filme: Katniss empurra-lo, mas não está realmente machucado Peeta.
Nível da Mudança: Mínimo.
Mudança Boa ou Ruim: Compreensível, mas perde um pouco a visão de Katniss interpretando mal as ações do Peeta.



  • 12) Momento Avox
Versão do Livro: Katniss reconhece uma  Avox ruiva que está servindo ela.
Versão do Filme: Não existe.
Nível de Mudança: Moderado, porque a história da Avox mostra que as pessoas estão tentando fugir do governo, e que Katniss é culpada por não ajudar quando era mais jovem.
Mudança Boa ou Ruim: Compreensível. Meu palpite é que vai estabelecer a questão Avox no segundo filme.



  • 13) O broche do Tordo de Cinna, como um Segredo
Versão do Livro: O broche mal passou por revisão.
Versão do Filme: Cinna “contrabandeia” o broche para dentro dos jogos.
Nível da Mudança: Grande, porque a versão do livro mostra que a Capital pode ser um pouco imprevisível.
Mudança Boa ou Ruim: Ruim, porque a versão do livro configura uma história mais complexa, tendo a mesma quantidade de tempo.



  • 14) Cinna próximo dos tubos
Versão do Livro: Como Katniss e Cinna está falando, antes dos jogos começarem, um tubo de vidro reduz a separa-los. Ele está perto do vidro e diz para Katniss manter a cabeça alta.
Versão do Filme: Katniss caminha para o tubo de sua própria vontade.
Nível da MudançaMínimo, pois a versão do livro é mais dramática.
Mudança Boa ou Ruim: Compreensível, já que o filme precisava para começar a estabelecer Katniss como um personagem no controle de seu próprio destino, embora o livro muitas vezes não transmitir o tema exato oposto.



  • 15) Katniss não perde a noção do tempo ou culpa Peeta
Versão do Livro: No minuto da abertura dos Jogos, quando ninguém pode se mover, Katniss vê um arco e flecha. Ela quer, mas vê Peeta, possivelmente balançando a cabeça, onde em cima o sol se põe nos olhos dela e ela fica desorientada. Ela, então,perde seu lugar na prova.
Versão do FilmePeeta claramente sacode a cabeça, dizendo-lhe para não pegar o arco. Ela não perde a sua concentração no sol ou a tentar descobrir o que Peeta está tentando lhe dizer.
Nível da Mudança: Mínimo, embora a versão do livro configura alguma tensão inicial entre Peeta e Katniss.
Mudança Boa ou Ruim: Boa, embora a versão do livro lê bem este teria sido um conceito muito mais difícil de retratar visualmente sem a utilização de uma voz final.



  • 16) Katniss localiza a água imediatamente
Versão do Livro: Katniss se esforça um dia inteiro antes de encontrar a tão esperada água. Ela pede vorazmente, em voz alta, para Haymitch lhe enviar a água através de um patrocinador. Ele não concede. O que faz ela entender que está perto d’água.
Versão do Filme: Ela encontra um lago após fugir da Cornucópia.
Nível de Mudança: Moderado, especialmente quando Haymitch diz a ela “água será sua melhor amiga”... No filme.
Mudança Boa ou Ruim: Boa, mas apenas devido ao tempo.



  • 17) Nenhum animal corre com Katniss
Versão do Livro: Os Idealizadores enviam um incêndio à floresta onde Katniss se entoca a maior parte do tempo, e força os tributos a se juntarem. Katniss foge com vários animais, porém, eles são mais rápido do que ela.
Versão do Filme: Katniss corre sozinha.
Nível de Mudança: Mínimo.
Mudança Boa ou Ruim: Sem alterações.



  • 18) Aparição da Produção dos Idealizadores
Versão do LivroNão existe, porém, supõe Katniss que os Idealizadores estão modificando  tudo.
Versão do Filme: Aparição de muitas cenas, onde a sala da Produção dos Idealizadores  é visível.
Mudança Boa ou Ruim: Compreensível.
Nível da Mudança: Enorme, já que agora temos um visual do Presidente Snow e do Idealizador na cabeça.



  • 19) Cada regalia uma mensagem!
Versão do Livro: Os presentes dos patrocinadores vêm sem mensagens, e Katniss é deixada para interpretar como quiser.
Versão do Filme: A mensagem vem junto com o presente, tornando mais fácil manter os pensamentos de Haymitch na narrativa.
Nível de MudançaMínimo.
Mudança Boa ou Ruim: Compreensível, ajuda a fornecer clareza.



  • 20) Rue e as Teleguiadas
Versão do Livro: Rue avisa para Katniss que na árvore mais próxima há várias teleguiadas.
Versão do Filme: Rue sugere que Katniss largue o ninho das teleguiadas nos Carreiristas.
Nível de Mudança: Moderado, só que no livro a Katniss é genial, e descobre isto por conta própria.
Mudança Boa ou Ruim: Boa, mas apenas porque estabelecem um pouco mais da inteligência de Rue, já que mais tarde teriam de limitá-la.



  • 21) Rue e a Armadilha
Versão do Livro: Rue é fincada com uma lança pelo garoto do Distrito 1, ainda na rede.
Versão do Filme: Katniss libera a armadilha de Rue, mas, em seguida, uma lançada é jogada na direção dela.
Nível de Mudança: Mínimo.
Mudança Boa ou Ruim: Boa. É tudo mais dramático visualmente.



  • 22) Distrito 11 e a Revolta
Versão do Livro: Não existe
Versão do FilmeApós a morte da Rue, o Distrito 11 promove uma confusão que se generaliza.
Nível de Mudança: Grande, porque nunca sabemos nada dos outros Distritos, no livro.
Mudança Boa ou Ruim: Ruim, porque eles fizeram isto apenas para ajustar para o próximo filme.



  • 23) Não receber o pão de presente do Distrito 11
Versão do Livro: Após a morte da Rue, Katniss recebe um presente (pão) do Distrito 11.
Versão do Filme: Não existe.
Nível de Mudança: Grande, porque o presente pretende mostrar a aproximação entre outros Distritos e Katniss.
Mudança Boa ou Ruim: Ruim, porque assim não precisaria promover uma revolta, no filme.



  • 24) Os beijos não são encenados
Versão do Livro: No livro, Katniss acredita que o “romance” é para atrair patrocinadores.
Versão do Filme: Não é totalmente explícito que Katniss acha que Peeta está fingindo, porque ele mesmo não está.
Nível de Mudança: Passivo, já que estabelece um fim melhorado.
Mudança Boa ou Ruim: Ruim, porque Katniss não compreende a dinâmica entre ela e Peeta, fornecendo, assim, uma tensão a mais para a história.

Katniss_peeta_to_district_12_large
Na próxima postagem:
  Continuação das diferenças do livro e do filme
 Jogos Vorazes em números
 Fotos de elenco
E muito +

2 comentários:

  1. Eu fico muito abismado em como a Jennifer nao se parece NADA com a Katniss, e as mudanças que fizeram são um pouco bobas, mas de grande importancia. Quero so ver o Peeta aparecer sem uma perna DO NADA em Em Chamas

    ResponderExcluir
  2. é engraçado que por mais que as mudanças feitas sejam pequenas, para a continuação dos outros filmes vai ficar confuso. A cena do Avox que é citada no terceiro livro e a cena do pin há uma grande explicação sobre a origem no segundo livro, o que pode fazer os outros filmes decepcionantes.

    ResponderExcluir