4.6.12

Crítica do filme: A branca de neve e o caçador


Sem dúvida nenhuma SWATH (Snow white and the hustman) era um dos filmes mais esperados do ano, afinal além de ser uma readaptação de um grande conto de fadas, ainda conta com a presença de Kristen Stewart integrando um elenco de peso com Charlize Theron como a madrasta malvada e Chis Hemsworth como O caçador.

O longa começa com o nascimento de Branca de neve e mostrando como a vida era bom e perfeita no reino. Porém após um forte inverno no qual a rainha mãe de Branca de neve morre o rei fica inconsolável, se aproveitando desse momento de tristeza o reino inimigo invade o castelo em guerra, mas o reino do pai de Branca vence, mas mal sabiam que esse exército era um exercito falso apenas para o rei conhecer Ravenna mulher de beleza exuberante que no mesmo instante que o rei a vê se apaixona. No outro dia eles se casam e na hora da lua de mel Ravenna mata o rei, dando o alarme para seu exercito voltar e acabar com todo o reino. Ravenna se torna rainha e aprisiona Branca de Neve na torre mais alta do castelo.

Após 13 anos presa, Branca consegue fugir. Porém um pouco antes de Branca conseguir fugir Ravenna descobre que precisa matá-la pois assim teria vida e beleza eterna - no longa para a madrasta malvada ser jovem ela tem que sugar a vitalidade e beleza de outras pessoas, e por isso ela ja tinha matado muitas jovens. Caso matasse Branca ela nunca mais iria precisar fazer isso, pois Branca além de ser a mais bela de todas era pura e ingênua a única capaz de salvar Ravenna para sempre, mas também a única capaz de matá-la - ao saber de tudo isso (coisa que seu espelho a conta) Ravenna se enlouquece e contrata um caçador para ir atrás de Branca de neve, adivinha quem é contratado? Eric, (Chris Hemsworth) o caçador mais corajoso e louco da região que após sua mulher morrer não passava de um bêbado. A atuação de Chris é impecavel, ele consegue se transformar em um perfeito bêbado turrão que não queria obedecer as ordens da rainha. 

Acaba que ele resolve aceitar e parte em busca de Branca, ao encontrá-la (assim como na história original) ele resolve não matá-la e foge junto com ela. O exercito de Ravenna parte em busca dos dois e tem muita ação, entre lutas e brigas eles escapam. Tem o encontro com os anões e todo o momento mágico quando eles entram onde os anões moram. Depois Branca encontra William seu amigo de infância que se passa por arqueiro do exército inimigo só para encontrá-la. Branca fica balançada com William, mas todos conseguem perceber a ligação entre ela e o caçador (que diferente da história original se apaixona por ela. Na verdade, esse caçador é muito diferente do da história original que era um verdadeiro capacho da rainha). Por um momento eu realmente pensei que ela fosse ficar com o William. Mas, a rainha como é muito inteligente também pensou nisso, então se transformou em William e a enganou, a beijou e depois a entregou uma maçã envenenada que Branca dá apenas uma mordida e já cai morta no chão.

Todos ficam tristes, afinal Branca era a única esperança de salvação do reino. William a beija para ver se consegue quebrar o encanto mas, não dá certo. A levam para seu "velório" e em quanto Branca estava morta Eric se aproxima e começa a chorar (ele estava bêbado, e apesar de triste a cena foi bem engraçada) Eric esta inconsolável por tê-la deixado morrer. E numa atitude desesperada a beija deixando pela primeira vez completamente claro seus sentimentos por Branca (só nessa parte eu percebi que ele gostava dela. Ele era muito turrão). Ele sai de perto dela, e logo a magia acontece ela acorda e sai da onde estava. Chega na frente do povo e faz um tremendo discurso. Eric fica feliz por tê-la feito acordar, mas diferente do conto de fadas eles não ficam juntinhos e felizes, eles começam uma guerra contra Ravenna naquele mesmo instante. 
Conforme o esperado eles vencem, mas novamente diferente do belíssimo conto de fadas o final do filme não é o casamento dos dois mas, sim Branca se mostrando poderosa e auto suficiente sem precisar de um homem ao seu lado!

O que eu mais ando gostando dessas novas adaptações é que tanto em espelho espelho meu, quanto em A branca de neve e o caçador vemos que quem se salva é a própria princesa, nada de ficar esperando seu principe encantado. Elas se mostram perfeitas e completas sem precisar de um homem para as proteger. Isso é perfeito e realmente muito feminista (adoro). Porém em espelho espelho meu os pombinhos ficam juntos, já em A branca de neve e o caçador não. Dá a entender que eles vão ficar juntos, mas em momento nenhum tem os dois saltitantes de mãos dadas, o que eu achei meio errado. Já que só o beijo de Eric despertou Branca, nada mais justo do que eles serem um casal feliz não é mesmo? Essa parte ficou um pouco estranha. Já que ele era o único que tinha o amor verdadeiro por ela, por que eles não se casaram e viveram felizes para sempre? O final ficou um pouco fora do contexto só por causa disso, mas o filme não deixa de ter sido muito bom com ótimos efeitos sonoros e de computador. Eu realmente gostei bastante no geral atribuiria a nota 9. A escolha de Kristen para o papel de Branca particularmente não me agradou muito, Kristen tem tudo haver com uma guerreira (como a Branca no filme) agora como a mais bela?? Ela deixou a desejar, já que a madrasta malvada era a Charlize Theron. Eles deveriam ou ter colocado uma madrasta malvada mais feia ou uma branca de neve mais bonita. Sinceramente! (Krisbians que me perdoem) ficou claro no filme que a Charlize era a mais bela de todas, a atuação dela foi perfeita, o rosto dela estava lindamente desenhado a mão! de tanta perfeição em uma só pessoa. As roupas e os efeitos usados nas cenas em que ela estava só a deixavam mais e mais bonita, diferente de Kristen que digamos que para ter sido realmente a mais bela de todas, lhe faltou "toddynho" kkk

7 comentários:

  1. Oi Djeninha!
    Apesar de não gostar muito da Kristen,ou melhor achar ela uma péssima atriz,mesmo assim quero conferir Branca de Neve e o Caçador.
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Essa crítica possui muitos spoilers, você devia ter avisado no começo da postagem, mas tudo bem. Eu estou louco para ver o filme e esperando ansiosamente pelo kit da NC. Abraços...
    Ademilson

    http://livrosdoad.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Ótima crítica,tô muito ansiosa pra assistir esse filme! Cada dia que passa sinto que sou a única pessoa que a acha a Kristen bonita rsrs.

    ResponderExcluir
  5. eu achei exatamente o mesmo que a critica, fiqcou um vazio no final , sem sabermos o q aconteceu com a branca e o caçador mas apesar disso dá a entender que eles terminam juntos, pelo menos eu espero, adorei o casal, formam um belo par !!!Mas como o segundo filme ja está confirmado espero que eles explorem mais o romance uhuuuuuu ansiosa já

    ResponderExcluir
  6. No final da cena da a entender que ela e o caçador ficarão juntos, pelo olhar de felicidade que ela da para ele,
    como já foi dito o beijo que acordou Branca foi de Eric, o que fica claro, que ele é o verdadeiro amor..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem leu o livro sabe que o caçador vai embora.

      Excluir