8.7.12

Receitinhas da Djê - Aprenda a fazer Cupcakes :)


Quer aprender a fazer aqueles deliciosos + fofos cupcakes? A Djê te ensina passo a passo. 

Parece ser dificil, mas não é. E quando digo que não é estou sendo sincera viu? hehehe

Como eu amo cupcakes, depois de ver várias receitas de como prepará-los eu criei a minha própria receita, deixando o mais fácil possível. Os ingredientes a seguir são os que EU USO para fazer. Você pode mudá-los e fazer do seu jeito. Vamos lá?


1 - Leite (pode ser de qualquer marca)
2 - Manteiga
3 - Ovos
4 - Leite condensado
5 - Forminha para cupcakes + papeis para cupcakes (tem que ser daqueles que podem ir ao forno)



1 - Massa para bolo (qualquer sabor) mas, nesse caso usei a de laranja.
2 - Nescau (para fazer o recheio) pode ser substituido por qualquer outro ingrediente que você vá usar para fazer o recheio.
3 - Confeitos para bolo
4 - Colheres de sopa
5 - Corante (vou usá-los para mudar de cor o chantili) use as cores que quiser, e só os use se quiser. você pode deixar o chantili na cor branca mesmo.
6 - Saquinhos para confeitar (onde você coloca o chantili)

Você também vai precisar de:
Chantili
- E um perfurador de bolo (ou uma faca) 

Enfim, vamos ao passo-a-passo


A batedeira (pelo menos a minha) tem várias coisas para bater. Para fazer nosso cupcake vamos usar o "1" para bater o chantilly e o "2" para bater a massa do bolo :)
Antes de começar a brincadeira deixe seu forno pré-aquecendo na temperatura que voce achar melhor. Eu deixo 190°C


Para fazer a massa você pode optar por massas de bolo prontas que são mais rápidas e fáceis de se fazer. Ou você pode fazer a massa que preferir e no sabor que preferir. Porém sempre coloque o ovo + leite + manteiga para bater primeiro. Isso ajuda a não deixar seus cupcakes com gosto ou cheiro de ovo.
Somente depois de bater o ovo por alguns poucos minutos acrescente o resto dos ingredientes, ou no nosso caso a massa pronta em pó.


Tire a massa da batedeira e a reserve em um vasilhame de vidro. Pegue sua forminha e coloque os os papeis de cupcakes nela. Pegue uma colher ou concha para te auxiliar na hora de colocar a massa em cada forminha.


Eu costumo colocar duas conchinhas daquela mostrada na outra foto de massa. Mas, cada um coloca o quanto quiser.


Hora de colocar nossos cupcakes no forno. Você só irá os tirar quando eles estiverem douradinhos. Faça o teste do garfo. Enfie o garfo em um dos cupcakes se ele sair limpo, sem nenhum pedacinho na massa é por que seus queridos estão prontos. Porém em quanto eles estão no forno vamos para a segunda parte.


Bata o chantili + o corante escolhido. Depois vá para o fogão fazer o recheio. Que do nosso será de "Brigadeiro".  Ignorem essa imagem mostrando os cupcakes já prontos ok? kkk Finjam que ele ainda esta no forno.


Eu irei ensiná-los a fazer brigadeiro como eu faço. Mas, cada um faz como achar melhor.
Eu utilizo: 1 colher de manteiga, 5 colheres de nescau e 1 lata de leite condensado. Misturo tudo na panela até o brigadeiro ficar um ponto antes do que iriamos querer se fosse brigadeiro de colher, ou seja, nem duro demais, nem mole demais.


Com os cupcakes prontos você os tira do forno, e depois tira da forminha com cuidado.


Depois é a hora de perfurar. Eu tenho essa ferramenta que eu não sei o nome correto. Mas, o chamo de perfurador de bolo HAHAH. Ele é magnifico para fazer esses furinhos no centro que vocês veem na foto. Sim, meus cupcakes são grandinhos. Mas, é por que o povo aqui de casa reclama se eu fizer pequeno rsrsrs. Para quem tinha um desses perfuradores em casa (como eu) e não sabia pra que servia (como eu e minha mãe HAHAH) depois de ver os videos ensinando a fazer eu aprendi que ele serve para fazer os furinhos. Basta você coloca-lo em no centro do cupcake e empurrar para baixo e depois puxar. Pronto! Você já fez seu furo. Feito isso com a ajuda de uma das colheres você vai colocando de pouco em pouco o brigadeiro.


Depois é só decorar com os confeitos e o chantili do jeito que você achar melhor.


Dicas preciosas:
- Sempre deixe um pratinho para colocar colheres sujas.
- Sempre deixe um pano de prato para enxugar ou limpar as mãos.
- Assim que acabar de usar um ingrediente já o guarde ou se ele acabou jogue fora.
- Sempre deixe um pano de chão por perto para caso você deixe algo cair no chão.
- Antes de começar a fazer essa receita tenha em mente que apesar de simples ela exige capricho e paciência, não é uma receita que você pode deixar ela a sós um minuto se quer. São coisinhas pequenas e frágeis um minuto a mais no forno e já queimam. 
- Existem vários tipos de papéis para cupcakes compre os que podem ir ao forno.
- As forminhas vendem joguinhos separados ou como a minha que são juntas. Essa é da Winston uma marca importada, mas vocês encontram de diversas marcas e preços.
- Na primeira vez que você fizer vai achar uma receita cara (por que é) quando você como eu não tem nada do que vai precisar. Porém sobra muita coisa, além de render muito. Vários ingredientes você pode usar nas próximas vezes (como eu já fiz)  e uma massa de bolo pronta (como a da receita) dá para 15 cupcakes grandes como os meus ou quase o dobro dessa quantidade se vocês fizerem eles menorzinhos.

É isso espero que gostem e caso vocês forem fazer me mandem as fotos com os resultados, vou amar postá-las no blog.
No próximo receitinhas da djê vou ensinar a fazer:

Isso mesmo o bolo arco - iris ! Aguardem :)
Me mandem dicas de receitas que vocês queriam aprender para eu fazer e ensinar de um jeito fácil.




3 comentários:

  1. Que legal *-* nunca comi cupcake, mas vou tentar fazer seguindo o seu tutorial! Amo bolo, vou ficar aguardando a receita!
    Abraços,
    Luciano Andrade.

    ResponderExcluir
  2. Lindos, e parecem ser deliciosos. Ouvi dizer uma vez que mulheres adoram homens que sabem cozinhar, vou tentar a receita um dia!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a receita!
    Muito bem explicada, vou aproveitar as férias para ver se consigo fazer! Haha

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir