Resenha: Jogo Vorazes - Suzanne Collins

14.9.12

Jogos Vorazes
Título Original: The hunger games
Escrito por: Suzanne Collins
Número de páginas: 400
Editora: Rocco
Compre: aqui
Sinopse: Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?


Finalmente eu li o livro que todo mundo comentava. Que todos diziam ser excelente e que todos insistiam para eu ler! Finalmente após quase 4 meses depois eu tê-lo comprado - não só ele mas, a trilogia completa.

Sobre o Livro
Em Jogos Vorazes conhecemos Panem um país dividido em 12 distritos - no inicio eram 13 - que todo ano realizam os "Jogos Vorazes" esses jogos acontecem para lembrar os distritos de que é a Capital que manda no pedaço. Tudo começou por que o pessoal do distrito 13 resolveu se rebelar contra a Capital. A Capital não é apenas quem manda, mas é quem dita as regras e diz o que pode ou não ser feito, a respeito de tudo. Por lá eles tem vida boa, vestem as melhores roupas e gastam muito dinheiro com coisas supérfluas. Pense no mais avançado aparato da tecnologia que com certeza ele estará na Capital. Já os distritos vivem passando fome, e lutando pela sobrevivência dia após dia. A história do livro é narrada por Katniss Everdeen uma adolescente que após a morte do pai sustenta sua familia através de suas caçadas - Katniss é ótima com arco e flecha. A história de verdade começa quando a Capital esta sorteando quem serão os tributos de cada distrito - cada distrito deve oferecer 2 tributos que são escolhidos através de um sorteio, esses tributos lutaram uns contra os outros e no final só restará um vencedor - no meio desse sorteio Primrose - ou simplesmente Prim - a irmã mais nova de Katniss é sorteada. Claro, que Katniss fica revoltada e se oferece para ir no lugar da irmã. Nisso o outro tributo é escolhido, o Peeta Mellark filho dos padeiros do distrito. E então a ação começa, eles vão para a capital ficam deslumbrados com a quantidade de comida que eles tinham e com suas roupas coloridas e exuberantes. Os jogos começam e a cada dia uma nova surpresa é revelada. Quem vencerá os jogos? E quem Katniss terá que matar? Como sua mãe e sua irmã estão se virando sem ela para as ajudar? Essa e outras perguntas ficam o tempo todo na cabeça de Katniss. A luta pela sobrevivencia e a sede de vitória, até onde você iria pelas duas coisas? Leia Jogos Vorazes e veja como Katniss se saiu nessa misão (risos).

Sobre a autora
Suzanne Collins,estudou na Escolas de Belas Artes de Alabama e fez drama e telecomunicações na Indiana University. Depois começou a trabalhar em programas infantis da Nickelodeon.The Hunger Games, o primeiro livro da triologia, foi lançado em 14 de setembro de 2008 seguido por Catching Fire (Em Chamas, no Brasil e em Portugal) , publicado em 1 setembro de 2009, e Mockingjay (A Esperança, no Brasil e "A Revolta", em Portugal), publicado em 24 de agosto de 2010.(Fonte)

Livro x Filme
Me surpreendi pois não existiam tantas diferenças assim. Afinal, não devemos nos esquecer da liberdade criativa que o diretor tem. Ele preservou elementos essenciais do livro, o que eu gostei bastante. Se você assistiu o filme e somente agora irá ler o livro, não se preocupe. Você não irá se confundir com a história. Pois o livro completa muito bem o filme, trazendo novas informações. 

Considerações Finais
A escrita de Suzanne é realmente muito boa, e a tradução do livro também. O universo retratado no livro é muito interessante e me faz lembrar jogos mortais, não só pelo nome mas, pela luta que as pessoas tem que passar para garantir a liberdade e o direito da vida. Jogos vorazes é um livro para todas as idades e super recomendado por mim.

2 comentários:

  1. Eu li esse livro, e confesso que foi um dos melhores!
    Adorei sua resenha super completa.
    Sobre o filme, você tem razão, até que foi bem adaptado. O diretor mudou alguns fatos e varios pontos perfeitamente entendidos no livro ficam confusos no filme. Mas não é fácil transformar algo que passamos dias lendo em uma historia para se conhecer em 120 minutos.
    Amei a resenha mesmo! Mal posso esperar para ler Em Chamas *--*
    Beijos, Amanda
    ~Expresso de Nárnia (link no perfil)

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é realmente muito bom.
    Sua resenha ficou ótima.
    Beijos

    ResponderExcluir