12.9.12

Resenha: O livro de Julieta - Cristina Sánchez


O Livro de Julieta
Escrito por: Cristina Sánchez

Editora: Paralela
Páginas: 160
Sinopse: Um biquíni novo da Hello Kitty, um passeio de mãos dadas com os irmãos, uma piscina de bolinhas, a chuva, a rotina… Para Julieta, a felicidade é isso. Já para sua mãe, a jornalista espanhola Cristina Sánchez-Andrade, a felicidade é algo um pouco mais complicado, principalmente depois que sua filha foi diagnosticada com síndrome de Down. “Ela vai te fazer companhia a vida inteira”, “É um presente de Deus”, “Você é forte, vai superar” – é tudo o que tem ouvido desde então.Numa sucessão de memórias, bilhetes, cartas, diálogos, sonhos e impressões, este livro narra a história real de Cristina e sua filha. É uma história de atividades, de trabalho, de constância, de cobrança, de médicos. Mas é também uma história de amor, de carinho, de brincadeiras, de beijos e de cócegas. É a história de uma criança especial, mas é também a história do cotidiano de uma família, em que desponta uma protagonista cativante. Julieta é uma exímia imitadora, tem medo de guarda-chuvas abertos, admira a irmã mais nova e tem um relacionamento muito próximo com o pai. É impossível não amá-la, mas, às vezes, quando ela insiste em fazer xixi nas calças todos os dias ou toma detergente, é impossível não perder a paciência.Ao mesmo tempo grave e divertido, leve e profundo, doce e mordaz, O livro de Julieta é, acima de tudo, a tentativa de uma mãe de atravessar a distância que a separa de sua filha e adentrar seu território, enxergando-a exatamente como ela é.


Sobre o Livro
No livro vemos a história de Julieta uma criança que nasceu com síndrome de Down. O livro nada mais é do que um diário com os avanços e com a história de Julieta. Aprendemos o por que Julieta tem esse nome e como foi para sua mãe superar os problemas em ter uma filha com essa doença. Esse livro nos ensina a quebrar paradigmas e também nos mostra uma nova perspectiva sobre como reagir ao encontrarmos uma criança com essa doença. Ele me ensinou coisas novas sobre esse universo. O mais interessante é que você se sente companheira da mãe, como se você fosse uma amiga ou até mesmo uma irmã. Pois ela compartilha com detalhes as lutas e vitórias diárias de sua vida.


Sobre a autora
Cristina Sánchez-Andrade nasceu em Santiago de Compostela, em 1968. Filha de mãe inglesa e pai galego licenciou-se em Ciências da Informação e em Direito.(fonte)

Considerações Finais
O livro é delicado e fácil de se ler. Te envolve na leitura e te ensina lições valiosas.







2 comentários:

  1. Nossa esse livro desse ser realmente muito interessante.
    Eu gosto de livros assim com histórias bem pé no chão que ensina algo bom para a vida.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. eu to doida pra ler esse livro, mas ainda nao tive a oportunidade.

    ResponderExcluir