Djeni, como faço para ler livros em inglês?

17.1.13
Tumblr_mgrveyecyk1s2c5cso1_500_large
Olá meus queridos leitores, tudo bem com vocês meus lindos? (estou carinhosa né? rs) pois bem. Na postagem de hoje eu vou dedicar um espaço para resolver e acabar de vez com essa dúvida que vocês tanto tem "como ler livros me inglês?". Como eu faço curso de inglês (há 6 anos) muita gente me pergunta: Djeni como você faz para ler livros em inglês? As vezes quem me pergunta estuda inglês, e as vezes não. Por isso vou tentar dar dicas que sejam úteis para quem faz, e para quem não faz ok?

1 - Estude o livro, antes de lê-lo: Essa regra na verdade vale até para livros em português. Elá muito importante para você entender a escrita do autor e o sentido que ele queria dar ao escrever a história. Quando o assunto é livros em inglês ela é ainda mais importante. Pesquisando sobre livro e se inteirando sobre a história você já vai saber se nele terá muitas gírias e coisinhas que podem atrapalhar o se entendimento do livro.

2 - Mas, e o danado do idioma do livro. O tão temido INGLÊS? : Se você já faz curso e tem uma noção do idioma pule essa dica (isso é uma ordem! mentira) Bom, eu acho que se você não sabe tipo NADA de inglês mas, tem vontade de começar a ler livros nesse idioma seria bacana você se familiarizar um pouco com a língua antes de começar a ler um livro. Afinal para entendê-lo você precisará de pelo menos um vocabulário básico. Você pode optar por ler letras de músicas e acompanhar a tradução, ver filmes com legendas em inglês e  o áudio em português ou até mesmo fazer algumas aulinhas de inglês particulares.

3 - Já fiz os dois passos acima e estou com o livro na mão, e agora? : Bom, é interessante que você deixe um marca texto ou um lápis para poder grifar as palavras que você não entender para poder pesquisar sobre o significado delas depois. Porém não é para grifar o texto inteiro hein? (risos) essa dica só vale para quando você encontrar uma palavra que você nunca viu na vida e a achou interessante. Assim você vai enriquecer o seu vocabulário! 
Uma outra dica que eu dou é: Não fique parando a leitura o tempo todo só por que não entendeu uma palavrinha ou outra. As vezes até em português a gente acaba não entendendo. O que você deve fazer é se lembrar do contexto da história e continuar lendo.  Você não precisar saber TODAS AS PALAVRAS DO LIVRO! 

4 - Leia livros que você já leu em português: Para quem esta começando agora a ler livros em inglês essa é uma grande dica. Você irá aprender ainda mais palavrinhas novas e não ficará perdido na história. Você também pode ler livros que sejam de um mesmo ator que você já tenho lido em português para aumentar o desafio :)

5 - Keep Calm and Carry On : Mantenha a calma e siga em frente! No começo pode ser chato e difícil, como tudo o que é novo acaba sendo para nós. Mas, depois vai ser muito gratificante você saber que pode ler em outro idioma. Pensa que maravilha poder desfrutar do vocabulário e da escrita do autor que a gente mais gosta sem precisar de um tradutor que as vezes traduz de um jeito tão ruim que não faz jus nenhum ao autor que o escreveu.

6 - Leia blogs que fazem resenhas de livros em inglês: Se você já acabou de ler um certo livro e esta em dúvida se entendeu bem a história ou não, leia blogs que fazem resenhas de livros em inglês! Eu indico o meu kkk e o da Giu Fernandes que além de fazer ótimas resenhas de livros em inglês ela dá dicas de livros que tem um inglês mais fácil.

Livros que possuem um inglês fácil, ideal para iniciantes:

Jessica's Guide to Dating on the Dark Side  Tweet Heart Two-way Street

Jessica's Guide to dating on the Dark Side: Foi traduzido em português como "Como se livrar de um vampiro apaixonado" é um livro divertido e de fácil compreensão.

Tweet Heart: Esse livro foi escrito de um jeito diferente. Ele é todo em tweets, posts de blogs isso faz com que a leitura fique mais legal.

Two way street: Retrata acontecimentos adolescentes, tem coisa melhor?

É isso, espero que tenham gostado das minhas dicas e que elas sejam úteis para vocês.


9 comentários:

  1. Gostei da suas dicas!
    Acho que vou procurar "Jessica's Guide to dating on the Dark Side" pra ler! Pensei em lê-lo em português, mas até o ´titulo em inglês soa bem melhor!!

    Beijussss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. realmente! em inglês está bem melhor kk

      Excluir
  2. Amei as dicas,sempre quis ler em inglês!
    Esse ano começo o curso!
    realityofgirl.blogspot.com.br
    Beijoos,amei seu blog! <3

    ResponderExcluir
  3. Que demais as suas dicas :)
    Ainda não investi em uma leitura que não seja em português.
    Sempre procuro pesquisar sobre o livro antes de lê-lo.

    Tecido_Doce
    Sorteio
    Twitter

    ResponderExcluir
  4. Antes de encarar esse desafio eu preciso ter pelo menos 2 anos de inglês se não, eu paro a leitura e não consigo engatar no livro.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Tenho os três livros, estou lendo Two-Way Street.

    Alisson,

    contandolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir