5 Dicas úteis para a volta ás aulas

5.8.13
Untitled

Com essa volta ás aulas que para maioria começa hoje. Resolvi fazer essa postagens com dicas que me ajudam/ajudaram muito. Vamos conferir?

1. Caderno de estudos e agenda: Essas duas coisas salvam a sua vida. Você não tem noção. Desde que eu vi uma amiga minha fazendo um "caderno de estudos" enquanto eu estava na sexta série do ensino fundamental na escola que eu copio essa ideia, o que da muito certo. 

O caderno de estudos é um caderno onde você escreve um resumo para as provas de cada matéria. Nele você também pode anotar explicações e o que mais você achar pertinente. Em um caderno você escreve tudo sobre todas as matérias. Cada uma em uma folha diferente. Isso ajuda muito. JURO. 

Já na Agenda você coloca as datas de provas, trabalhos e os dias nos quais você irá se dedicar para estudar para as respectivas matérias escritas no caderno de estudos.
Não confundam: Todos nós levamos um caderno para escola onde anotamos o que o professor passa na lousa. Esse caderno de estudos é um local onde você escreve tudo com as suas palavras para ficar mais fácil na hora de estudar para a prova. Entenderam?

cute.

2. Estabeleça horários e metas de estudo: É muito importante você estabelecer dias e horários para estudar, mas além disso estabelecer metas de conteúdos que devem ser estudados naquele mesmo dia ou semana. Isso facilita para quando o professor marcar uma prova você não ter que estudar tudo de uma vez e em cima da data.

3. Revise tudo o que for ensinado no mesmo dia: Essa dica minha mãe me dá desde que eu entrei na escola. Ela sempre me disse: Djeninha! O professor te ensinou de manhã você estuda a tarde. Repassar (nem que seja por cima) os conteúdos te ajuda muito na hora de colocar em prática as duas dias acima.

Classy blog

4. Procure jeitos diferentes e divertidos de estudar: Nada de sentar e ficar horas e horas estudando. Isso mais atrapalha do que ajuda. SÉRIO. O ideal é que você estude por uma hora e depois tenha um intervalo de 10 ou 15 minutos para fazer algo que você goste. Jogar video game, acessar o facebook.

Você também pode procurar vídeos no youtube ou acessar blogs de estudos. Eles são um método diferente e eficaz de estudar.Ah! Outra dica é ir até a casa de um amigo mais velho que já estudou aquilo que você estuda. Além de ter dicas para você se dar bem o amigo é seu amigo ou seja bem mais legal do que um professor né?  

Fashion em Cores

5 . Não PIRE! : Sei que muitos de vocês estão no último ano do ensino médio, ou com problemas em suas notas. Mas, para tudo tem uma solução PENSE SEMPRE NISSO!

Se suas notas estão ruins você ainda tem tempo de sobra de recuperar, afinal ainda temos a outra metade de um ano inteirinho :)

Se você esta no último ano do ensino médio, basta se organizar que você não irá perder a data de nenhum simulado ou vestibular ok? Caso você não passe em nenhum não se preocupe você pode tentar novamente. Muitas faculdades tem duas datas de vestibular (as vezes até mais). Ou seja se você fez e não passou, depois que conseguir o resultado você vai ter mais uma chance. (se for faculdade particular pelo menos, eu sei que tem hahaha).
Dica: Sempre faça o vestibular na primeira data. Por que assim caso você não passe dá tempo de você fazer até a última data :)
Espero que essas dicas sejam úteis e ajudem vocês.

2 comentários:

  1. Gostei e concordo com todas as dicas. Eu não tenho um caderno de estudo. Prefiro dossier. Faço os meus apontamentos em folhas separadas e depois coloco tudo direitinho. Tem um separador para cada disciplina e acho que assim fica mais fácil de estudar porque à vezes que matérias anteriores saem outra vez em outro teste, e assim tá tudo juntinho, não preciso andar procurando no caderninho.
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  2. Adorei suas dicas Djeni.
    Agora (na faculdade) eu aderi a ideia do caderno de estudos. Ajuda muito e agenda também é algo que eu uso a bastante tempo.
    Acho que as dicas mais difíceis de ser feitas são as 4 e 5, mas com um jeitinho a gente se esforça.

    http://lisos-somos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir