EU ASSISTI: SAGA DIVERGENTE - INSURGENTE

Imagem



Eu não li o livro.Acho interessante começar dizendo isso. Pude perceber em meu facebook que todo mundo quem leu o livro tem a leve tendência de odiar Insurgente, o que é pra mim é uma tremenda criancice e falta de senso crítico.

Nenhum filme é igual o livro que o originou. Isso é fato. Até por que geralmente quem escreveu o livro não é quem faz o roteiro ou dirige o filme, como é no caso de Insurgente. Temos que levar em consideração que o fato do filme não ser como o livro que o originou não qualifica o filme com um filme ruim. O que qualifica é a seleção dos atores, a atuação, a fotografia, o cenário, a sonoplastia, os efeitos e mais um monte de coisa. É bobeira dar uma de criança mimada que não conseguiu o que queria e sair falando mal de um filme que por ter o público alvo que tem, arrasou, sambou e lacrou.

Sim, vamos ser realista! Qual é o público alvo de Insurgente? Adolescentes que nem acabaram a escola e que para esse povo que produz o filme não tem o minimo senso crítico, ou seja, o público grande, a massa que não pensa e aceita qualquer coisa (não é o que eu acho, é a visão que essas grandes industrias cinematograficas tem, e a gente sabe). Porém mesmo assim, fizeram um filme bom e digno de convencer e iumpressionar gente grande.

Todos os efeitos estavam surrealmente reais e amedrontadores em 3D. Nunca considerei Shailene uma boa atriz, mas em Insurgente parece que ela finalmente se encontrou como Tris. Uma Tris perturbada e assustada pelos fantasmas de suas atitudes.



No longa vemos o que acontece depois que ela e Four fugiram da Audácia. Claro que Jeanine fez de tudo para deixá-los como os piores inimigos da nação, e faz todos procurarem por eles.

Em minhas críticas não gosto de resumir a história, afinal a sinopse já o faz por mim. Mas, alguns pontos importantes do filme é a reviravolta dos personagens e o modo como exploraram melhor a personalidade de cada um.

Insurgente foi extremamente bem feito, apesar do roteiro fraco - comum em filmes do gênero - sonoplastia ótima, cenários e figurinos tão bons quanto os do primeiro filme e atuação mediana do elenco fazem de Insurgente um bom filme. Nem ótimo, nem excelente. Mas, um bom filme. Diferente do que os fanáticos pela série podem sair falando por ai.