CRÍTICA DO FILME 'DE CANÇÃO EM CANÇÃO' COM RYAN GOSLING E NATALIE PORTMAN

13.7.17

Depois de "A árvore da vida", o diretor e roteirista Terrence Malick presenteia o público com uma obra ousada.

NÃO POSSUI SPOILERS

O enredo é sobre uma história de amor moderna, ambientada na cena musical de Austin, Texas, de dois casais - os compositores Faye (Rooney Mara) e BV (Ryan Gosling), o magnata Cook (Michael Fassbender) e uma garçonete (Natalie Portman) - que trilham um caminho de muito rock'n'roll, sedução e traição.

A história traz uma discussão sobre o que é felicidade, como ela está atrelada aos sonhos e até que ponto as pessoas que amamos podem nos acompanhar ao buscá-la. 

A premissa é muito simples, mas os personagens são muito complexos. Para explorá-los da melhor forma, Malick e seu diretor de fotografia, Emmanuel "Chivo" Lubezki, fizeram uso da câmera trêmula que enquadrava de forma agressiva com objetivo de realmente expor os lados mais obscuros, explorar da forma mais íntima.

São poucas as conversas diretas. O filme é conduzido pela narrativa de pensamentos, o que mostra o quanto eles tem um bloqueio ao dizer a verdade em voz alta. Isso exige total atenção do público e afeta um pouco o ritmo do filme.


Diante do cenário exposto onde há vários festivais, músicos reais foram trazidos para convívio dos atores, como a Madrinha do Punk, Patti Smith. Com depoimentos muito francos ao lado de Rooney Mara traz consigo uma bagagem sem preço. Apesar de seu título, não espere um musical tradicional. A trilha sonora é um complemento ativo para caracterização dos personagens.

Não poderia haver um elenco mais talentoso que esse. Em um filme onde o gestual era mais importante que a fala, Gosling , Mara, Fassbender e Portman foram "forçados" a apresentar suas atuações mais sinceras. Eles ainda contam com a presença de Cate Blanchett, Holly Hunter, Val Kilmer, Bérénice Marlohe e Tom Sturridge.

Com certeza esse é um filme que não atingirá as massas por conta de sua densidade, mas é de extrema importância para uma indústria que precisa ser reinventado.

O longa estreia dia 20 de Julho de 2017.

4/5

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário