4.1.18

'VIVA - A VIDA É UMA FESTA' É O NOVO ACERTO DA PIXAR

Por Nathalie Martins (Fanatic)

Quem nunca chorou com um filme da Pixar, que atire a primeira pedra, não é mesmo? E se por acaso você nunca se emocionou vendo uma animação do estúdio, Viva: A Vida é uma Festa tem grandes chances de ser o primeiro! Inspirado na cultura mexicana e na tradicional festa do Dia dos Mortos, Viva conta a história de Miguel (dublado na versão original por Anthony Gonzalez), um garotinho de 12 anos apaixonado por música e que tem que alimentar essa paixão às escondidas.

Sua família com gerações e mais gerações de sapateiros, são completamente contra música, principalmente sua avó, que não cansa de lembrar o quanto a música destruiu a família Riviera depois que o tataravô de Miguel abandonou a esposa para seguir a carreira de cantor. 

Mas isso não muda o sentimento de Miguel, e principalmente a conexão que ele sente com Ernesto de la Cruz (Benjamin Bratt), grande músico e inspiração na vida do menino. E é por causa de uma descoberta envolvendo o seu ídolo que Miguel vai viver uma grande aventura na Terra dos Mortos. Com a ajuda do engraçado Héctor (Gael Garcia Bernal), um esqueleto com quem ele faz amizade, Miguel vai buscar o caminho de volta para casa e a aprovação de sua família. 


Com Viva a Pixar acerta mais uma vez em cheio em tratar um assunto profundo de forma colorida e didática. Combinando personagens carismáticos, trilha sonora emocionante e um visual de encher os olhos, Viva toca nossos corações das mais diversas formas, não importa a sua idade. 

O filme fala sobre a morte, família e o poder da lembrança daqueles que se vão; e é por isso que Viva acaba atingindo cada um de uma forma especial. Para aqueles que temem o dia em que irão se despedir de um ente querido, o filme mostra (como o sábio Alvo Dumbledore de Harry Potter já nos disse) que a morte é apenas uma aventura seguinte. A Terra dos Mortos não assusta, ela é vibrante e, por mais estranho que pareça, cheia de vida! O design do filme é incrível e faz uma bela homenagem à cultura mexicana com cores quentes e vivas. 

O ponto alto é com certeza a trilha sonora. As músicas não só ajudam a contar a história como emocionam da forma certa e nos momentos certos. “Lembre de Mim” proporciona um dos momentos mais lindos do filme, e é a música que fica na cabeça quando saímos da sala de cinema ~prepare os lencinhos~

Viva desconstrói a imagem que foi criada da morte ao longo de décadas por representá-la em um mundo nada assustador, encorajando assim que vejamos a morte sem dor. A despedida sempre será triste, mas as lembranças podem ser mais doces. 

Você pode conferir essa história linda nos cinemas a partir de 04 de Janeiro.

ESTREIA: 04/01/2018
DISTRIBUIÇÃO: DISNEY (PIXAR)
NOTA: 5/5

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário