Tom & Jerry - O Filme: A volta nostálgica do Gato e Rato mais queridos do mundo.

Imagem

Podemos dizer que a ideia de misturar animação com atores reais em filmes tem sido pensada desde a criação do cinema. E tal feito conseguiu ser feito em 1925 com o Mundo Perdido de Harry O. Hoyt, porém tal animação não é 2D como estamos acostumados. O longa de Hoyt se assemelha muito ao estilo de George Méliès. 

Eis que nos anos 40 a Disney inova lançando o longa Você já foi à Bahia? (1944) onde vemos o Pato Donald descobrindo as maravilhas da América latina com Zé Carioca. Depois disso também vieram mais do gênero como Mary Poppins (1964), Se Minha Cama Voasse (1971), Meu amigo o Dragão (1977), Uma Cilada Para Roger Rabbit (1988), Cool World (1992), O Último Grande Herói (1993) e também Space Jam - O Jogo do Século (1996). 

Depois de tantos personagens animados terem suas chances de estrearem um live action, finalmente chegou a vez de uma das duplas mais queridas de Hanna Barbera ganharem o seu: Tom & Jerry. Apesar de já terem ganhado um filme animado em 1992, essa não é a primeira vez que o gato e o rato contracenam com atores de carne em osso; tal feito foi realizado no filme Marujos do Amor de 1945; estrelado por Gene Kelly & Frank Sinatra, o longa conta com uma pequena participação da nossa amada dupla dinâmica; nele podemos até ver Jerry dançando com Kelly. 

Nesse novo filme Tom & Jerry, levam sua caótica e divertida relação a um luxuoso hotel em Nova York que está prestes a servir de palco para o casamento de duas celebridades: Ben (Colin Jost) & Preeta (Pallavi Sharda). Jerry encontra no Hotel o tão sonhado lar, já Tom vê nele uma possibilidade de ganhar dinheiro e fica famoso. Para impedir que essa dupla destrua tudo no casamento surge Kayla (Chloë Grace Moretz) que está tentando a sorte em um novo emprego no hotel. 

Diferente do filme animado de 1992, nesse novo não ouvimos a voz dos personagens; o que nos remete às primeiras animações da dupla. 

Todavia, a voz pouco importa já que os personagens conseguem se comunicar com os humanos de outras formas. 

Tom & Jerry - O Filme (2021) é repleto de tudo aquilo que já nos é familiar da dupla: brigas, tom levando a pior depois do Jerry passar a perna nele, planos mirabolantes de Tom que acabam dando muito errado, sacadas geniais do Jerry, promessas de paz e amizade que nunca duram muito e muitas, muitas confusões. 

Porém não há nada de novo na história, mesmo com os personagens de Moretz, Sharda e Jost sendo praticamente histórias de fundo, não há nada que já não tenhamos visto antes. O que não chega a ser de fato ruim, o longa apenas não traz nada de muito inovador como o seu “antecessor” onde Tom & Jerry, não só falavam, mas também cantavam e dançavam. 

Esse novo filme provavelmente ganhe o público pela nostalgia, causada não só por todas as artimanhas do gato e do rato, mas também pelo aspecto deles. Nele Tom & Jerry aparecem de uma forma que lembra animação 2D, com talvez uma mistura de CGI e 3D; isso faz com que eles se liguem bem no mundo real. Tudo é feito de uma forma onde não apenas eles, mas todos os personagens animados se habilitem bem ao mundo ao redor deles. 

Tom & Jerry - O Filme é um daqueles filmes bem estilo “sessão da tarde” que vale pelo divertimento, pela nostalgia e pelas risadas que essa dupla tão amada sempre soube como proporcionar. 

Nota: 3,5 /5 
Estreia: 18/02 
Distribuidora: Warner Bros.