Ps: Essa resenha contém um milhão de spoilers
Tocante. Assim é Querido John o primeiro livro que li de Nicholas Sparks, acho que ele merece mais do que a nota que lhe atribui, mas não gostei muito do desfecho da história o que não a faz menos tocante e intrigante.
Em "Querido John" vemos a história de John um rapaz rebelde que não sabia bem que rumo dar a sua vida, ele era repleto de relacionamentos passageiros e morava com seu pai - Senhor peculiar que não conversava muito - após passar um tempo pensando sobre o que fazer da vida, John acaba se alistando no exército - apenas mais um ato de pura rebeldia - Lá ele se torna uma pessoa completamente diferente e enfim começa a tomar algum juízo - Pelo menos após fazer várias tatuagens pelo corpo - Em sua primeira licença John volta para sua cidade natal e passa um tempo com seu pai.
Nesse tempo John resolve ir a praia para surfar coisa que ele tanto gosta de fazer, nisso ele vê um grupo de amigos reunidos e imagina como a vida deles era feliz, tudo parecia tão determinado e decidido na vida deles. De repente John vê a bolsa de uma das mulheres do grupo cair no mar, como em um impulso John mergulha para pegá-la e quando a devolve conhece Savannah.
Mal sabia ele mas, havia conhecido a mulher da sua vida. Passam alguns dias e John começa a sair constantemente com Savannah, mas somente quando ele estava a poucos momentos de voltar para o exercito ele se dá conta de estar apaixonado por Savannah. Os dois estão combinam de trocar cartas e telefonemas até a próxima licença de Joh. A relação dos dois era dificil, mas devido ao grande amor que estava surgindo superaram relativamente bem essa primeiro tempo de relacionamento. Enfim John ganha mais uma licença e vai visitar Savannah, conhece os pais da mesma e passa um belo final de semana com eles. Depois John visita seu pai, mas logo volta para a casa de Savannah. Nesse período eles brigam bastante pois um não conseguia entender o outro, John queria passar o maior tempo possível com Savannah, já Savannah apesar de querer o mesmo queria conciliar o tempo com John com o tempo de seus afazeres normais para que quando a licença dele acabasse e ele voltasse ao exército ela não sofresse tanto como sofrera da última vez. Depois de tanto brigar eles acabam se reconciliando e com isso acontece a primeira vez que eles fazem amor.
A licença de John acaba e ele volta ao exército mais apaixonado por Savannah ainda. John começou a mandar mais cartas a ligar ainda mais para Savannah e o amor dos dois parecia mais forte do que nunca, até acontecer o atentado de 11 de Setembro. John estava prestes a receber mais uma licença mas, tendo em vista o que acontecia com o país John resolve se alistar novamente. Ele sabia que Savannah entenderia que o que ele fez apesar de ter sido uma escolha dificil era o correto a se fazer, porém após isso as cartas de Savannah foram diminuindo as ligações cada vez mais escassas o tom romantico das cartas foi sumindo. Até que ele recebe a noticia de que seu pai sofreu um ataque cardíaco, John recebe uma licença de emergia e vai visita-lo no hospital. Savannah sempre que podia ia até o hospital ficar ao seu lado. A licença acaba e John não tinha ficado muito tempo com Savannah, os meses se passam e ele recebe uma carta de Savannah que revela estar apaixonada por outro.
Isso acaba com o mundo de John que seria dispensado do exército mas, com essa noticia resolve se alistar novamente. Em quanto todos os amigos de John deixavam o exercito lá estava ele se alistando de novo e praticamente sozinho no mundo. John recebe mais uma licença e vai para casa de seu pai, ele passa bons momentos com ele e isso o deixa feliz. Novamente ele volta para o exercito mas, recebe mais uma licença de emergencia pois seu pai fica doente de novo, na licença que ele passa com seu pai ele vê o quanto ele esta doente e com isso o interna em uma clinica pois ele sabia que isso era o melhor a se fazer. John retorna ao exercito e em poucas semanas recebe a noticia que seu pai morreu. Mais uma vez ele recebe uma licença de emergia e comparece ao enterro de seu pai, sem entender bem o por que ele vai atrás de Savannah, quando finalmente a encontra descobre que ela estava casada.
John ainda a amava, e ela ainda o amava.
Mesmo depois de tanto tempo e dificuldade os dois ainda sentiam a mesma coisa. Mas, John sabia que para eles não teria volta. Savannah estava casada, e seu marido estava muito doente, ele precisava dela. Com esforço John deixa Savannah novamente e assim termina o livro.
John aprende que quando se ama você deve escolher o que é melhor para a pessoa que você ama e não para você mesmo.
O livro é tocante e triste, mas recomendo a leitura dele. Muito bem escrito e rico em detalhes - coisa que me irritou um pouco no inicio, mas depois me acostumei.
Parte mais marcante do livro:
Apesar de ser um livro romântico, a parte que mais me tocou foi quando o pai do John morreu.
Trechos mais marcantes do livro:
"Conhecer você foi a melhor coisa que aconteceu comigo" (Página 113)
"O amor significa pensar mais na felicidade da outra pessoa do que na própria, não importando quão dolorosa seja sua escolha" (Página 277)
Esse é o livro do Nicholas que mais gosto, acho que o final é o que torna o livro tão bonito, amo, amo esse livro! <3
ResponderExcluirOlha, só uma coisinha, quando você for revelar o final do livro (sou qualquer outro spoiler) avise antes! Eu dei sorte porque já tinha lido o livro pois ao contrário teria ficado chateada com os spoilers e tem gente que não leu o livro ainda (:
Beijo;*
Naty.
Oi Djeninha!
ResponderExcluirAiai,adoro Sparkes,os romances dele sempre me arrancam suspiros e me comovem,adoro.Adorei a resenha,ficou linda,exatamente como merece a estória.
Se puder passa lá no blog,tem resenha de Pra Sempre.
Bjos Fabi
http://roubando-livros.blogspot.com
Esse é um dos meus livros favoritos do Nicholas Sparks! Se bem que eu amo todos os livros dele.. enfim... rsrs Adoro o filme também, mas o final do livro achei muito mais bonito que o do filme!!
ResponderExcluirBeijos
Ann G. anngominho.blogspot.com
Muito legal a sua resenha, em breve vou ler esse livro do Nicholas, ele está na minha fila de leitura. Gostei muito do seu blog e já estou te seguindo. Te convido a vir conhecer o meu blog literário e se gostar me seguir também ;)
ResponderExcluirRenata
http://escutaessa.blogspot.com.br
http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
@blogescutaessa
Parabéns pela resenha Djeninha! Estou ansiosa para ler Querido John! Beijos!
ResponderExcluirEu já não dei muita atenção para esse livro por que assisti o filme antes. E nao gostei. Depois me falaram que o livro é muito diferente. Mas eu ando um pouco farto de Nicholas ultimamente haha
ResponderExcluirTambém vi o filme antes e confesso que achei algumas coisas sem sentido. Mas quando li, essas pontas se amarraram e começou a ser um dos meus livros favoritos. A doença do pai do John e o cuidado que a Savannah tinha com ele, foi emocionante.
ResponderExcluirhttp://laviestallieurs.blogspot.com.br/
Eu sou apaixonado pelos livros do Nicholas e esse foi o primeiro livro que eu li dele e fiquei apaixonado pela leitura e pela história, mas sou suspeito pra falar já que eu amo muito qualquer tipo de romance. Adorei seu blog e a resenha.
ResponderExcluirMeu Blog: www.umcontainer.com
Esse foi o primeiro livro que li do escritor e simplesmente me encantei com a maneira que ele escreve. Desde então devorei os outros livros que ele escreveu.
ResponderExcluirSempre lendo os livros com um lencinho rs
Beijocas.
www.parafraseandocomvanessa.com.br