Critica de filme: Valente
Escrito por
Djenifer Dias
Publicado em
Sinopse: A jovem princesa Merida foi criada pela mãe para ser a sucessora perfeita ao cargo de rainha, seguindo a etiqueta e os costumes do reino. Mas a garota dos cabelos rebeldes não tem a menor vocação para esta vida traçada, preferindo cavalgar pelas planícies selvagens da Escócia e praticar o seu esporte favorito, o tiro ao arco. Quando uma competição é organizada contra a sua vontade, para escolher seu futuro marido, Merida decide recorrer à ajuda de uma bruxa, a quem pede que sua mãe mude. Mas quando o feitiço surte efeito, a transformação da rainha não é exatamente o que Merida imaginava... Agora caberá à jovem ajudar a sua mãe e impedir que o reino entre em guerra com os povos vizinhos.
Primeiro filme da Pixar a contar com um personagem feminino para papel principal, a animação foi muito bem feita e tem uma história cheia de reviravoltas e que de quebra te ensina uma baita lição de moral.
Em Valente vemos a história de Merida uma princesa que não se encaixava nos padrões habituais de uma princesa comum.
Sua mãe uma doce e educada rainha fazia de tudo para que Merida fosse a princesa ideal, a ensinando e treinando para o dia de seu casamento.
Porém Merida não gostava de ter sua mãe sempre a controlando e a privando de fazer as coisas que ela gostava, e em belo dia Merida conhece uma bruxa a quem pede um feitiço que fizesse com que sua mãe parasse de ser tão controladora e a aceitasse como ela é.
Nisso vários acontecimentos inesperados acontece e Merida vê que deveria ter aceitado sua mãe, afinal ela era sua mãe.
A animação nos ensina que devemos deixar de ser tão orgulhosos e nos preocupar com quem nos ama, além de ensinar que o nosso destino é decidido por nós mesmos através de nossas ações. Se queremos algo nós podemos conseguir por mais impossível que isso nos pareça desde que façamos o que for necessário, com valentia e dedicação.
Sem dúvida nenhuma vale o ingresso. A dublagem ficou muito boa e a história em si também é muito bonita. Chorei em várias partes por ter me identificado em alguns aspectos. Filme mais do que indicado.