CRÍTICA DO FILME: SIMPLESMENTE ACONTECE (LOVE,ROSIE)
Escrito por
Djenifer Dias
Publicado em
Simplesmente acontece? ou depois de anos acontece? hehe
Essa crítica possui spoilers do filme
SINOPSE: Os jovens britânicos Rosie (Lily Collins) e Alex (Sam Claflin) são amigos inseparáveis desde a infância, experimentando juntos as dificuldades amorosas, familiares e escolares. Embora exista uma atração entre eles, os dois mantêm a amizade acima de tudo. Um dia, Alex decide aceitar um convite para estudar medicina em Harvard, nos Estados Unidos. A distância entre eles faz com que nasçam os primeiros segredos, enquanto cada um encontra outros namorados e namoradas. Mas o destino continua atraindo Rosie e Alex um ao outro.Simplesmente Acontece é baseado no livro de mesmo nome escrito pela Cecelia Ahern, aquela que é conhecia pelo seu livro P.S Eu te amo - e que também virou filme. Devo dizer que o filme tem sim suas semelhanças com o livro, mas o que me ganhou no filme foi justamente as diferenças que graças a Deus tiveram.
Eu particularmente não tenho paciência com os livros da Cecelia, desde P.S eu te amo eu vou largando as leituras de seus livros. E com Simplesmente Acontece tive que lutar muito para conseguir finalizar a leitura, graças a Deus o diretor/roteirista conseguiram saber levar a história num ritmo bem melhor do o que do livro.
O filme conta a história de Rosie e Alex, amigos desde sempre. Vamos acompanhado a vida dos dois, as escolhas e o rumo da vida amorosa de cada.
Durante o filme começamos a ter impressão de que talvez não haja apenas um sentimento de amizade entre eles. Seja pelo olhar, pelo modo de tocar e os abraços.. Começamos a notar vestígios de uma pequena e secreta paixão entre os dois.
Porém a vida insisti em separá-los. Depois acabamos tendo a confirmação de que há um sentimento de amor entre eles que vai muito além da amizade.
O timing do cupido deles é péssimo e por isso toda vez que um esta pronto para se declarar e largar tudo pelo outro, o outro esta em outra fase da vida onde isso não vai poder acontecer.
Assim como o livro é angustiante ver a saga dos dois. Dois amantes que simplesmente não conseguem ficar juntos.
Como todo filme de romance clichê o esperado acontece e eles enfim conseguem sim ficar juntos. Porém infelizmente não conseguimos curtir o relacionamento deles, afinal ele só começa nos últimos minutos de filme. O que realmente é muito frustrante.
Acho que o principal erro tanto na história do filme quanto do livro é esse. Eles trabalham tanto para nos cativar e nos fazer torcer por Alex e Rosie que eles deveriam nos presentear com mais cenas dos dois finalmente juntos como um casal.
Creio que a tradução do nome para o português não foi feliz. Por que dá a entender que eles simplesmente ficaram juntos, algo rápido e que aconteceu naturalmente. Mas, se teve algo que não foi rápido foi o processo para eles ficarem juntos.
No inglês o nome do filme é "Love, Rosie" o que faz completo sentido, já que essa é a forma que a Rosie assina em suas cartas, bilhetes e e-mails para Alex.
Para quem não sabe durante o filme inteiro eles trocam mensagens um para o outro e o livro é contado somente através desses bilhetes/mensagens/e-mails, não tem diálogo. Apenas os bilhetes. O que chega a ser um tanto quanto irritante depois de um tempo.
Gostei do filme por que ele conseguiu ser manter fiel no grosso da história e acrescentar detalhes para não ficar tudo tão parado e cansativo como foi no livro.
3/5