Crítica do filme "Rogue One - Uma História Star Wars"
Escrito por
Viviane Oliveira
Publicado em
LIVRE DE SPOILERS
Pra quem está acostumado com os Jedis e seus sabres de luz é muito interessante ver uma história do mesmo universo, mas sem a presença direta deles. Foi uma aposta arriscada e que gerou certa desconfiança por parte dos fãs, mas que deu certo. Mostra que por trás daquelas personagens que já conhecemos tinham muitas pessoas que foram decisivas e que sacrificaram suas vidas pela causa que acreditavam. Também é mostrado que de ambos os lados, Império e Aliança, tinham pessoas que acreditavam que o fim justificava os meios.
Os momentos de nostalgia foram incontáveis. Desde os momentos em que personagens icônicos eram mencionados até a efetiva aparição deles. Provavelmente o que causou mais estardalhaço foi Darth Vader (já apresentado nos trailers), o grande vilão. Alguns dos personagens tiveram que ser apresentadas com auxílio da computação gráfica, ou porque o ator faleceu ou por conta da idade, pra que as características físicas fossem de acordo com a ordem cronológica da história.
No início do filme conhecemos Jyn e entendemos a razão dela ser importante para a missão acabou sendo um pouco corrido, mas nada que comprometa a história. Os personagens tinham cada um sua peculiaridade e muito potencial, mas não conseguiram impactar tão fortemente como nos outros filmes. Jyn Erso não acaba tendo uma presença tão forte quanto a esperada por conta dos trailers, isso pode ser por conta das refilmagens, o que decepciona um pouco.
Infelizmente não veremos mais uma história com aqueles que estiveram em Rogue One, mas mesmo com um apenas um filme eles tocaram cada fã da franquia. A dúvida é se o mesmo aconteceu com aqueles que não estão inseridos ainda nesse meio, mas com o plano da Disney pros próximos anos e os próximos filmes é difícil alguém se manter longe do universo de Star Wars.
4/5