Critica do filme "Aliados"
Escrito por
Unknown
Publicado em
LIVRE DE SPOILERS
A competência de Robert Zemeckis como diretor e a sempre esplêndida atuação de Marion Cotillard infelizmente não salvam o roteiro raso e fraco de Steven Knight.
Aliados é ambientado na segunda guerra mundial e tem como fio condutor o romance entre Max Vatan (Brad Pitt) e Marianne Beauséjour (Marion Cotillard). Após se conhecerem em uma missão na cidade de Casablanca num Marrocos invadido pelo governo Nazista, os dois se casam e seguem a vida de casados na Inglaterra . Após um ano, o casamento perfeito fica ameaçado após uma suspeita de que Marianne é na verdade uma espiã alemã infiltrada para repassar planos secretos para as tropas inimigas.
Em questões estéticas, o longa metragem parece ter tido um investimento enorme. Figurinos impecáveis, cenários perfeitos e efeitos especiais um tanto memoráveis compõe o filme que aparentemente não recebeu o mesmo alto investimento para contratar um roteirista de qualidade. Robert Zemeckis conduz perfeitamente no início do filme o romance entre os dois protagonistas, fazendo toda a plateia criar empatia com a história do casal (a cena do casal nos bancos de areia é perfeita).
E o esforço do diretor para fazer o filme valer a pena perdura até o minuto final, mas ainda no início da segunda parte da trama, o roteiro já se perde e todo o suspense criado diante o mistério da real identidade de Marianne é desperdiçado com o fraco desenrolar da história e uma resolução um tanto preguiçosa dos problemas.
As personagens também são muito mal exploradas. Com Marion Cotillard e Brad Pitt no elenco, é esperado que os dois deem atuações dignas de seus talentos, mas tudo isso é desperdiçado com o pouco desenvolvimento dos personagens.
Aliados é mais um filme da safra de investimentos de Hollywood que serão esquecidos ao longo do tempo. Um filme que não está sendo premiado em nenhum festival, não está conquistando nenhuma base sólida de fãs e que não vale seus trocadinhos numa sessão de cinema.
Estreia dia 16 de fevereiro nos cinemas.
2/5