Resenha: Dead until dark

14.3.12

 
Livro: Dead until Dark
Tradução: Morto até o anoitecer
Editora: ACE Fantasy/Mystery
Páginas: 292
Nota: 10

Allan Ball¹ eu te amo. Não tem como eu começar minha resenha do livro “Dead until dark” sem mencionar isso. Eu nunca vi uma série que fosse tão igual ao livro como True Blood². Claro, ela tem suas diferenças mas, em suma é muito parecida.Djenifer Hello! Isso aqui é a resenha do livro não review da série! Mas, é que como eu vi a série e depois li o livro querendo ou não para fazer uma boa resenha tenho que me basear na série. Acho que a diferença mais predominante entre o livro e a série e que sem dúvida nenhuma o Allan Ball explora mais o lado sexual de cada personagem – E no livro o Sam é Loiro. E não sei se alguém aqui já viu a série ou vai se lembrar de um episódio que teve logo na primeira temporada quando a Sookie e o Bill voltavam do Fangtasia’s³ pela primeira vez, eles encontram um policial que os faz parar o carro. Bill fica nervoso e Sookie (tanto no livro como na série) pede para que ele não hipnotize o guarda e nem o mostre que ele é um vampiro. Na série o Bill o hipnotiza já no livro não. – Pode ser que existam mais diferenças ainda, porém faz anos que eu assisti a primeira temporada então só consegui me lembrar disso.Cada página que eu virava parecia que eu estava assistindo a primeira temporada de novo, o que de certa forma me deixou feliz mas, ao mesmo tempo triste. É legal saber que o diretor da série que eu amo é excelente mas, é triste por que eu queria ler a série de livros da “Sookie Stackhouse Novels” inteira, porém acho que vou parar no segundo livro e depois só comprar o quinto. – já que a série começara a quinta temporada no segundo semestre de 2012.Pra quem não sabe tanto o livro quanto a série contam a história da Sookie, ela é uma garçonete que mora com sua avó já que seus pais morreram quando ela e seu irmão Jason eram crianças. Desde quando os japoneses criaram um tipo de sangue sintético o “True Blood” os vampiros resolveram se revelar e mostrar para todos quem são. Existem pessoas que são a favor aos vampiros terem “saído da cova”. Já tem outros que não, Sookie com certeza faz parte do grupo dos que são a favor e seu maior sonho era conhecer um vampiro pessoalmente, porém ela achava que isso nunca ia acontecer já que ela morava em uma cidade pequena chamada Bom Temps. Porém em uma noite de trabalho qualquer no Merlotte’s – lugar onde ela trabalhava – ela vê um homem e imediatamente ela sabe que ele é um vampiro “they couldn't tell! but to me, his skin had a little glow, and I just knew**. Sookie achava que a pele dele transmitia uma espécie de brilho que o fazia diferente de todos os demais seres humanos por ela simplesmente sabia que ele era um vampiro e mais ele havia sentado em uma das mesas dela. Sookie ficou radiante:

I could have danced with joy, and in fact I did do a little step right there by the bar*.” (Página 2)
 “Eu poderia ter dançado de tanta alegria e na verdade eu dancei, bem ali mesmo no meio do bar”

Depois de um tempo Sookie conhece melhor o tal vampiro, descobre que seu nome e Bill e acha isso até engraçado, um nome tão simples para um vampiro?
Claro que nem tudo são flores, ainda mais depois que ela conhece Eric Northman o “Godfather³” dos vampiros como ela mesma brinca ao se referir do vampiro viking, Eric era uma espécie de xerife que comandava o que todos os vampiros faziam naquela região. E ao conhecê-lo essa sente repulsa. Eric acaba fazendo Sookie querer se afastar pois ele mostra o pior lado dos vampiros, além de comandar Bill e Sookie não quer ninguém mandando no relacionamento dos dois.
Entre trancos e barrancos no final do livro tem um final feliz, por em quanto. Afinal a vida de Sookie nunca tem um final completamente feliz, na verdade tem apenas uma pausa nas tragédias.
É um livro que eu recomendo, principalmente se você não tiver visto a série. Charlaine diferente de Allan Ball explora do lado mais divertido dos personagens os mostrando engraçados e irônicos. Já Allan Ball explora o erotismo e a maldade. Escolha o lado que vocês querem e boa leitura!


Parte mais marcante para mim?
Quando ela conhece o Bill, não é marcante em si. Na verdade é muito mais engraçado do que marcante.

Trechos marcantes para mim:

- Sookie listen: Because of me you could die.
-         What would I lose? – I asked, hearing the passion in my voice. – I’ve had the best time since I met you, the best time of my life*” (página 182)
 “- Sookie me escute: Por minha causa você pode morrer.
- E o que eu tenho a perder? – Eu perguntei escutando a paixão em minha voz. – Eu tive os melhores momentos desde que te conheci, os melhores momentos da minha vida”

– I’ll miss you – he said.
His voice was just a breath in the air, but I heard him*”. (página 240)
 “Eu vou sentir a sua falta – Ele disse.
Sua voz foi apenas um suspiro no ar e mesmo assim eu o escutei.

__________________________________
¹ Allan Ball - Diretor da série True Blood que passa na HBO.
² True Blood - Nome dado ao sangue sintético.
³ Godfather - menção ao filme de mesmo nome "The Godfather" que no nosso querido português foi traduzido para: "O poderoso chefão"
*Todas as traduções foram feitas por mim, se copiarem e afins meus créditos por favor. Lembrando que minhas traduções não são tiradas do Google Tradutor são feitas por mim, ou seja, não possuem a tradução literal e sim a tradução que condiz com o contexto do texto.
** They couldn't tell! but to me, his skin had a little glowand I just knew : Eles não podiam dizer! Mas, para mim a pele dele tinha um brilho diferente, e eu só sabia.

5 comentários:

  1. Eu já havia visto a serie na HBO e gostei bastante, embora seja um tema mais adulto e sombrio eu gostei bastante. Não sabia que existia livro referente a essa serie, mas foi bom saber!


    Será que você poderia comentar em um post do meu blog? É que eu preciso chegar a 50 comentários e ficaria grata se pudesse me ajudar. Segue o link http://escrevendomundos.blogspot.com/2012/03/livro-o-voo-da-estirpe.html
    Agradeço desde já.

    Parabéns pelo blog.
    Beijinhos - Bia

    ResponderExcluir
  2. Ainda não assisti a série e não sabia sobre o livro...
    Dica Anotada!!! já estarei providenciando os dois =]
    sua resenha ficou ótima e mi deu muita vontade de ler e assistir...
    obg pelo seu coment lá no blog...
    tem post novo lá se quiser ir lá e comentar...
    http://falleninme.blogspot.com
    BJÃO

    ResponderExcluir
  3. Eu só assisti a primeira temporada e amo a série, uma pena não ter tido tempo de ver o restante.
    Mas a minha irmã é apaixonada e louca para ler os livros, e vive me perguntando se o livro é tão bom quando a série, e cara, vou recomendar tua resenha pra ela, porque eu senti que vou gostar muito dos livros tmb.
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha :)
    Que bom que gostou da minha postagem haha Você merece.
    Beijos modaecia.tk

    ResponderExcluir
  5. Eu assisti a série, mas parei porque começou a ficar muito exótico!
    Gostei bastante da resenha, principalmente por você ter colocado passagens do livro que gostou!!

    Beijos!
    blogdaruiva

    ResponderExcluir