1.5.12

Crítica de filme: Casablanca



Diretor: Michael Curtiz
Lançamento: 26 de novembro de 1942
Nota: 8
Duração: 108 minutos

Quem me conhece sabe, sou movida a clássicos. E graças a Deus eu tive a chance de comprar mais um para a minha coleção, o filme da vez é "CasaBlanca". Casablanca é um clássico de 1943 baseado na peça "Everybody comes to Rick's" (Todo mundo vem ao café do Rick). No filme vemos a vida de Rick Blaine o dono do café "Rick's" Rick é misterioso e irônico um personagem sagaz e interessante. Rick já viveu uma grande decepção amorosa com IIsa Lund mulher que conhece em quanto esta em Paris. Porém em uma noite Rick vê a mesma adentrando seu bar acompanhado do marido Lazlo - líder da resistência contra o nazismo na Republica Tcheca - Rick fica inconsolável e tenta descobrir por que ela o deixou.
O romance é ambientado na época da Segunda Guerra mundial na cidade de Casablanca  em Marrocos lugar onde todos vem se refugir da guerra e tentar conseguir um visto e fugir para a América. O amor mal resolvido de IIsa e Rick é posto em prova quando Lazlo marido de IIsa pede para Rick ajudá-lo a conseguir seu visto. Como Lazlo era um importante líder da resistência contra o nazimo ajudá-lo seria o mesmo de que ir contra o nazismo e isso colocaria em risco a vida de Rick que sempre disse não arriscar seu pescoço por ninguém. No meio de tudo isso IIsa se rende aos encantos de seu amor por Rick o que faz ficar ainda mais confuso sobre o que é o certo a se fazer. A felicidade de IIsa ou a sua própria felicidade? Ajudar seu país ou se vingar?
O que mais me encantou nesse filme foi Rick abrir mão de seu grande amor apenas pela felicidade dela, isso é uma coisa muito bonita e muito dificil de se fazer.
No geral eu não gostei muito do filme eu o imaginava mais romântico, porém ele me cativou de certa forma e por isso lhe dou nota oito, se é que eu tenho algum gabarito para julgar um clássico como esse que ganhou vários Oscar da Academia incluindo o de melhor filme em 1943. Sim, é um filme extremamente antigo, tanto que o vi em preto e branco e inglês. 


2 comentários:

  1. Mto boa sua crítica,minha irmã AMA esse filme,já perdi a conta de quantas vezes me emocionei com a história!

    ResponderExcluir
  2. Olá Djeninha!

    Nossa este filme é um clássico,muito bom.
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir