Cinquenta tons de cinza e Crepúsculo, existem mesmo semelhanças?

29.9.12
8003998047_85889e506b_z_large

Hey meus queridos, tudo bem?

Após ler "Cinquenta tons de Cinza" resolvi que seria interessante elaborar uma postagem falando sobre as semelhanças de Cinquenta tons e Crepúsculo. O principal motivo de eu ter lido Cinquenta tons foi exatamente esse. O fato dele ter sido criado após uma releitura de Crepúsculo. Por isso vamos conversar um pouco sobre isso ok? Fiquem tranquilos! A analise a seguir não contém spoilers gritantes do livro, então poder ler sem medo.

Desde a primeira palavra até a ultima escrita no livro, eu fiquei prestando atenção nos minimos detalhes para tentar observar as leves semelhanças entre uma história e outra. Cinquenta tons é uma história para adultos, já Crepúsculo completamente voltada para o público jovem. Em quanto cinquenta tons trata de situações do cotidiano de duas pessoas adultas e completamente diferentes uma da outra, Crepúsculo conta a história de vampiros e lobisomens. Será mesmo possível encontrar alguma semelhança entre as duas? É sobre isso que vocês vão ler agora! (chega de suspense huum!)

Principais Semelhanças

1 - O triangulo amoroso de Christian Grey, José e Ana : Bom, na verdade esse triangulo amoro não é tão evidente como o de Bella, Edward e Jacob. Mas, sim ele existe.

2 -  Os fantásticos e maravilhosos pais adotivos de Christian Grey : Como em Crepúsculo o mocinho da história é adotado, e seus pais são perfeitos. (risos)

3 - A irmã simpática e divertida: Isso mesmo! Alice. Temos uma versão da Alice em cinquenta tons. A querida irmã do Christian Grey, a Mia. Toda simpática e divertida. 

4 - A insistência em se mostrar o vilão da história e a vontade de manter a mocinha longe do "mocinho": Eu não sei se o Christian pode ser considerado mocinho da história hehehe, mas , exatamente como em Crepúsculo o mocinho da história diz ser o vilão do qual a mocinha deve se manter afastada. Ou seja, Christian tenta se manter afastado de Ana. Assim como Edward tenta se manter afastado de Bella. Claro, que isso não dá certo. Em ambos os casos.

5 - A sensação viciante : Em ambas as histórias os casais são completamente viciados um no outro, como se fosse uma coisa completamente superior ao que nós meros mortais vamos conseguir entender. Eles simplesmente são irrevogavelmente loucos um pelos outros.

6 - A mocinha bobinha: Tanto em Crepúsculo como em Cinquenta tons temos uma personagem principal ingênua e até um pouco boba.

7 - A narração do livro: Assim como em Crepúsculo, Cinquenta tons é narrado pela personagem principal.

8 - Mocinhos ricos, poderosos e completamente Stalkers: Da mesma forma que Edward sempre aparece quando a Bella precisa, e é podre de rico (risos), Christian Grey é super stalker da Ana. Ele simplesmente sempre sabe onde ela esta. Nem preciso dizer que ele é muuito rico não é mesmo?

9 - Aquela velha ideia de amor impossível  A todo tempo aparecem obstáculos para o "amor" dos nossos mocinhos darem certo. Claro, isso em ambas as histórias.

Considerações Finais

Essas foram apenas 9 semelhanças, claro que no livro pode ser que existam muitas outras, eu apenas quis compartilhar com vocês meu ponto de vista. As duas histórias são boas, apesar de serem diferentes. Recomendo a leitura. 

E vocês? Já leram algum dos livros? Concordam comigo? Contem-tudo :)



4 comentários:

  1. eu nao to achando mt igual nao hasushuau
    bom mas nem terminei de ler tudo né

    ResponderExcluir
  2. Não acho nada parecido na verdade se for analisar no geral são parecidos com o foco de muitos livros que contém triangulo amoroso, mocinha ingenuas, amor sem fim entre outros fatos.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu entendo seu ponto de vista mas, descordo completamente. Afinal não foram apenas essas as semelhanças que eu mostrei acima.

      Excluir