VIDA DE UNIVERSITÁRIA: TRABALHOS EM GRUPO

8.10.14
#^_^#

Olá pessoal, como vão?
Hoje eu vou resgatar do baú essa coluna do blog que muitos de vocês gostam. A coluna sobre faculdade onde eu compartilho minhas experiências e dou dicas. 

O tema de hoje é "Trabalhos em Grupo" eu não sei vocês mas, eu ODEIO trabalhos em grupo. Não é que eu não sei trabalhar em equipe, é a equipe que não sabe trabalhar comigo. Desde pequena eu sempre acabo sendo a 'líder' do grupo, tudo por que sempre tem aquele pessoal que não quer saber de fazer nada, sempre tem aquele pessoal que fala fala fala e na hora não faz nada e sempre tem a pessoa que sabe como organizar as tarefas pra tudo dar certo no caso eu. hahaha Porém eu sempre me estressei muito com esse negócio de ser 'a líder' afinal se tudo der certo ou se tudo der errado a responsabilidade acaba sempre caindo pra você. Então elaborei algumas dicas para vocês se darem bem sem serem necessariamente os 'líderes' do grupo. Vamos lá!

1. Escolha seu grupo pelo nível de responsabilidade das pessoas, não de amizade
Eu sei que é difícil o professor grita trabalho em grupo todo mundo quer fazer com os amigos. Mas, ninguém merece você ter que fazer tudo e o seu 'amigo' levar nota por você. Além disso é bem capaz de se a nota não for assim tão boa seu 'amigo' acabar de te culpando. Então pra não estragar a amizade opte por fazer com as pessoas que você não tem tanto entrosamento mas, que você vê que são empenhadas.

2. Comece a se organizar no mesmo dia
O professor passou o trabalho hoje, hoje mesmo já comece a pensar no que você pode fazer para ajudar o grupo. Estabeleça de primeira o que você quer/sabe fazer assim o pessoal vai ver que você esta se importando com o trabalho e mais você não vai correr o risco da 'líder do grupo" atribuir uma tarefa ruim pra você.

3. Faça o seu melhor
Se a nota fosse apenas ser sua o trabalho já tinha que ser bom. Agora quando o lance é trabalho em grupo a responsabilidade dobra. Não é só sua nota que esta em jogo é a de todo mundo. Então se não quiser apanhar hehehe faça um bom trabalho.

4. Mantenha a calma
Eu sei. Trabalhos em grupo são estressantes e as vezes mesmo a gente fazendo a nossa parte ficamos com medo de nos darmos mal por causa dos outros integrantes. Teve uma vez que eu fiz um trabalho em dupla e meu companheiro não compareceu no dia da apresentação, isso por que essa era a única coisa que ele ia fazer. Eu tinha pesquisado, separado os tópicos que cada um ia falar e feito a apresentação de slides ele somente tinha que ir no dia e falar algumas coisas. Mas, ele não foi. Então eu expliquei a situação pra professora apresentei minha parte e ganhei minha nota. Se você souber conversar e se o professor notar o seu interesse não há o que temer.

É isso pessoal, espero que minhas dicas ajudem vocês.
Mandem sugestões de temas para essa coluna,tá?

Um comentário:

  1. Ah, parece que essa coluna tá meio abandonada de novo, VOLTE, amo ler coisas sobre a faculdade, mesmo já estando nela há um tempo ... e detesto trabalho em grupo, pq se for só, posso fazer o que bem entender, ir mal ... sei lá... mas em grupo, como tu disse ... rsponsabilidade em dobro .-.
    www.moniitorando.com

    ResponderExcluir