4.4.17

Crítica do filme: "Despedida em Grande Estilo"


Chamamos a terceira idade de melhor idade, mas essa não é a realidade dos amigos de décadas Willie (Morgan Freeman), Joe (Michael Caine) e Albert (Alan Arkin) em "Despedida em Grande Estilo". Os três levam uma vida pacata e sem exageros com o dinheiro da pensão que recebem da antiga empresa em que trabalhavam, mas então essa quantia é cortada pela empresa pois ela perderá sua unidade nos Estados Unidos.

Após presenciar um assalto ao seu próprio banco, Willie vê a solução de todos os seus problemas financeiros: roubar um banco. Ele então convoca seus amigos para participarem desse desafio e, após um pouco de relutância, eles embarcam nesse plano.

Eles estavam desesperados, não tinham nada a perder, mas nenhum deles era um ladrão. Situações extremas levam pessoas a ações extremas, e se o mundo fosse preto no branco ninguém torceria pra que eles conseguissem realizar o crime, mas o mundo é mais complexo que isso.  

A forma como o assalto foi conduzido foi muito interessante. Eles se atentaram aos mínimos detalhes e foi legal ver isso já que no início a ideia parecia absurda. É, claro, vocês perceberão também que a sorte e a empatia para com o proximo estava do lado deles.


Existem muitos filmes sobre roubos a bancos, mas - assim como nos últimos trabalhos de Freeman e Arkin - a temática melhor idade é discutida. Isso dá direito a cenas muito divertidas e a empatia por pessoas que muitas vezes são excluídas porque, teoricamente, já produziram o que podiam pra sociedade. 

Freeman, Caine e Arkin conseguem cativar o público e atuar de forma que todos assistindo conseguirão identifica-los como um pai ou um vô. Joe é aquele vô que convive com a meta todos os dias, um segundo pai; Willie é aquele vô que ama sua família e sempre quer protege-la, mesmo que isso envolva esconder uma doença pra não preocupa-la; Albet é aquele senhor que não deixa que sua idade restrinja sua vida sexual e os prazeres da vida.

É um filme que tecnicamente não traz nada de novo, mas isso não diminui em nada sua qualidade. Que possamos ver mais os atores veteranos dando uma aula sobre comédia na sua forma mais simples e sem ser apelativa. Que essa despedida seja apenas um "até breve".

O longa estreia dia 6 de abril de 2017.

5/5

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário