14.5.17

LIVRO X FILME: ANTES QUE EU VÁ (BEFORE I FALL)


Dia 18 de maio estreia o novo filme "Antes que eu vá" baseado no livro de mesmo nome escrito por Lauren Oliver. Confira nossa crítica do filme!

Viemos contar pra vocês as principais diferenças e cortes entre a obra e a adaptação:

Sr. Daimler
Apesar de haver um pouco de flerte entre Sam e Sr. Daimler a.k.a o professor mais gato do colégio, o relacionamento dos dois é bem mais leve no filme. Diferente do livro - em que eles se beijam avidamente na sala de aula - na adaptação cinematográfica não acontece nenhum envolvimento físico entre os dois, e o flerte é bem curto e simples.

Anna Cartullo, Alex Liment e Bridget
Se você leu o livro deve se lembrar desses nomes. Alex é namorado de Bridget, mas a trai abertamente com Anna. Ela é conhecida como a "puta" do colégio. Esse triangulo é destruído algumas vezes no livro, dependendo das ações de Sam. Apesar de no filme ainda ter a cena de "quase" amizade entre Samantha e Anna - apesar dela e suas amigas terem praticamente destruído sua vida - os motivos são bem diferentes. No filme os nomes de Alex e Bridget nem são citados, o motivo de Anna sofrer bulling é por ser homossexual, e as cenas no restaurante chinês - onde Sam e Lindsay pegam Anna e Alex juntos, não existem.

Sam raivosa 
Como dito em nossa critica, o humor de Sam muda muito durante a historia - seja no livro, ou no filme. Um desses humores é de raiva. Quando a personagem pensa que irá continuar repetindo o mesmo dia eternamente - não importa o que faça de diferente - ela decide fazer o que der vontade, sem se importar com as consequências. A Samantha "rebelde" existe tanto no livro, quanto no filme, porém, no filme é uma versão bem mais "docil". Não há a cena em que ela rouba o cartão de credito dos pais, sai comprando tudo sem se preocupar com o preço, os passeios com as "Pugs" e inclusive suas roupas são mais "comportadas" do que as descritas inicialmente.

Elody
Elody é uma das melhores amigas. Em um dos dias em que Sam persegue Juliet pela floresta e assiste enquanto a menina se joga na frente do carro de Lindsay, quem morre é Elody - já que a mesma estava sentada onde Sam normalmente se senta. Essa morte foi totalmente cortada do filme, um dos cortes mais graves, já que teve um impacto grande na evolução de Sam.

Estacionamento, teste de química e a nazista da nicotina
Todo o drama do estacionamento e de ter que andar 354 metros foi cortado do filme. Mesmo não sendo parte essencial da trama, é marcante considerando o quanto isso é citado no livro. Também não vemos Sam colando no teste de química, e outra pessoa levando a culpa em seu lugar. Além disso uma das características mais marcantes dos alunos é a quantidade de cigarros e bebidas que são consumidos durante a historia. Apesar de terem mantido a bebida, todo o consumo de cigarros foi cortado das cenas adaptadas e não vemos a Srta Winters aka nazista da nicotina em nenhuma parte do filme.

Lizzy - Fizzy
Lizzy é a irma de Sam. Ela tem dificuldade em falar as palavras do jeito certo e apesar de ser citado durante o filme, quando a garota realmente fala, não é aparente o problema. Uma das cenas mais simples mas também mais emocionais do livro é quando Sam da o colar de sua avó para Liz, outra cena cortada do filme.

Juliet
Apesar de terem mantido as principais características da personagem, muito da historia paralela que era ligada a ela foi cortada. Sua irmã não aparece no filme, e Sam nunca chega a ir em sua casa e a conversar com sua mãe. Ela também não recebe o enorme buque que Samantha manda no dia do cupido.

Lindsay 
A abelha rainha do grupo perdeu o pouco de humanidade que a deram no livro. Várias cenas que mostravam sua vulnerabilidade e bondade foram cortadas e apesar de ser bem protetora de suas amigas, é difícil se identificar com a maldade que ela exala nos corredores do colégio.

Tempo
Sam tem a chance de consertar as coisas sete vezes. No filme o tempo fica bem impreciso e parece que são muito mais dias. Sequencias mostrando a protagonista acordando e na escola, diversas vezes seguidas, passam a impressão de uma continuidade maior.

Mesmo com muitos cortes, as cenas que chegaram a ser adaptadas trouxeram uma mistura perfeita de fidelidade e originalidade. Houve um aumento no uso de tecnologia, e outros detalhes que se encaixaram melhor com os dias de hoje. Apesar destas pequenas mudanças eles conseguiram manter a alma do livro.

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário