Crítica de filme: Um dia
Escrito por
Djenifer Dias
Publicado em
Aproveitando o clima de ter acabado de ler o livro "Um dia" resolvi embarcar nessa história novamente, assistindo o filme originado do filme. Clique em leia mais e veja minhas impressões sobre o mesmo.
Não é sempre que um filme originado de um livro consegue transpor as ideias passadas pelo livro, e isso acaba fazendo com que muitas criticas ruins surjam é o caso do filme "Um dia" . As cenas se tornaram massantes e sem algum sentimento. Os personagens perderam toda a essência que David Nicholls - autor do livro - nos deu. Sim, ele foi - em tese - fiel ao livro, porém cometeu inumeras gafes quando o assunto é fazer direito. O filme diferente do livro mostra seus personagens de uma forma muito confusa e desastrosa. O personagem de Jim por exemplo o mimado e impulsivo Dexter, se torna uma jovem imaturo e sem noção no filme. Emma a insegura mocinha inocente se torna uma mulher normal, e sem graça no livro.
Sem dúvida alguma o filme deixou muito a desejar. Não houve ênfase alguma nas cenas que deveriam ser as mais importantes, a doença de Alison - mãe de Dexter - a morte de Emma, e o jeito descontrolado de Dexter. São pequenas coisas e detalhes que a diretora
dinamarquesa "Lone Scherfig" parece não ter se dado ao trabalho de notar , o que mais me chateou nesse filme foram as cenas jogadas ao vento. Coisas que simplesmente iam acontecendo sem razão nenhuma. Quem leu o livro tem um bom embasamento para assistir o filme, quem não leu assim que começar os créditos continuará olhando para a tela com a famosa "cara de ué" esperando uma continuação que explique de uma forma no minimo clara a história de Emma e Dexter. Realmente é triste, ver um livro que por muitos criticos de ponta já foi eleito um verdadeiro clássico moderno , se resumir a nada nas telonas. E pra quem ainda quer saber sobre a história do filme... O filme narra os altos e baixos na vida de dois amigos por acaso, Emma e Dexter, que somente após muitos anos perceberam que o que sempre procuraram - um amor verdadeiro - estava ao lado - mas, o tempo já havia passado e quando pareria tudo perfeito entre os dois uma tragédia acontece, tirando assim toda a perspectiva de vida de Dexter ser feliz.