Sinopse:Com mais de três milhões de exemplares vendidos nos Estados Unidos, O Guardião de Memórias é uma fascinante história sobre vidas paralelas, famílias separadas pelo destino, segredos do passado e o infinito poder do amor verdadeiro. Inverno de 1964. Uma violenta tempestade de neve obriga o Dr. David Henry a fazer o parto de seus filhos gêmeos. O menino, primeiro a nascer, é perfeitamente saudável, mas o médico logo reconhece na menina sinais da síndrome de Down. Guiado por um impulso irrefreável e por dolorosas lembranças do passado, Dr. Henry toma uma decisão que mudará para sempre a vida de todos e o assombrará até a morte: ele pede que sua enfermeira, Caroline, entregue a criança para adoção e diz à esposa que a menina não sobreviveu. Tocada pela fragilidade do bebê, Caroline decide sair da cidade e criar Phoebe como sua própria filha. E Norah, a mãe, jamais consegue se recuperar do imenso vazio causado pela ausência da menina. A partir daí, uma intrincada trama de segredos, mentiras e traições se desenrola, abrindo feridas que nem o tempo será capaz de curar. A força deste livro não está apenas em sua construção bem amarrada ou no realismo de seus personagens, mas, principalmente, na sua capacidade de envolver o leitor da primeira à última página. Com uma trama tensa e cheia de surpresas, O Guardião de Memórias vai emocionar e mostrar o profundo - e às vezes irreversível - poder de nossas escolhas.
O primeiro fato que me fez querer comprar esse livro foi justamente o nome. O achei tão bonito e encantador. A história não é de todo ruim, porém faltou algo para me fazer adorá-la.
O livro conta a história do Dr. David e sua mulher Norah. Norah estava dando a luz do primeiro filho do casal quando ele acaba descobrindo que ela estava dando a luz a dois filhos. A surpresa não acaba por ai, pois David descobre que um de seus filhos sofre de Síndrome de Down.
Atormentado com as dificuldades que ele teve com a sua irmã que também sofria alguns problemas de saúde e por isso acabou morrendo , ele resolve pedir para sua enfermeira Caroline fugir com o bebê e deixá-lo em algum orfanato ou algo do tipo.
Caroline se sensibiliza com a situação e acaba ficando com a criança pra si. Essa criança cresce e se chama Phoebe.
Depois do nascimento de seus filhos o casal Norah e David nunca mais foram os mesmos. David ficava distante e se sentia culpado pelo o que havia feito.
Vários acontecimentos surgem e no final do livro não deixamos de ficar refletindo sobre o poder que as escolhas tem sobre as nossas vidas. Tanto as boas quanto as ruins. Elas são um fardo (as vezes leve, as vezes pesado) que nós temos que carregar.
A história é muito boa, então eu não consigo entender o motivo pelo qual a Kim não conseguiu me cativar com seu livro. Mas, enfim. Não deixa de ser uma leitura recomendada.
Obs: Esse livro foi adaptado para os cinemas em 2008. Eu não vi o filme mas, já me alertaram que ele é bem diferente do livro.
Minha nota: 2/5
Kim Edwards cresceu na vila de Skaneateles, Nova Iorque. A mais velha de quatro filhos, graduou-se na Colgate University e na Universidade de Iowa, onde ela recebeu um Mestre em Belas Artes em Ficção e um Mestre em Artes em Linguística. Após completar sua pós-graduação, ela foi com seu marido para a Ásia, onde passaram os próximos cinco anos ensinando em vários países.
Kim então começou a publicar contos que ganharam muitas homenagens. Seu livro de contos Os Segredos do Rei do Fogo foi pré-selecionado para o Prêmio Pen/Hemingway de 1998.
Kim é atualmente professora-assistente na Universidade do Kentucky. Seu romance, O Guardião de Memórias, bestseller número 1 do The New York Times nos Estados Unidos, também foi publicado em diversos países.
Já ouvi resenhas positivas e negativas sobre esse livro, uma pena que você não tenha gostado, ele tem uma premissa interessante.
ResponderExcluirBeijos,
Gustavo Valim
http://jantandolivros.blogspot.com.br/
Li várias resenha desse livro, alguma bastante positivas e outras nem tanto. O livro tem uma bela capa e pela sinopse parece ser bem interessante. Não sabia que tinha filme, vou dar uma procurada pela net.
ResponderExcluirBeijos
Embora chegue com uma ideia boa, não sei se gostaria de ler.
ResponderExcluirP.S.: Eu amo sua decoração de E o vento levou...
Ah uma pena que você não tenha gostado :/ Eu adorei! É um livro que mexeu demais comigo, mexeu tanto que não tenho coragem de ver o filme rsrs não é um livro que eu releria, pois foi uma leitura que me deixou muito emotiva (Guardar um segredo desses fere qualquer alma) mas vale a pena ler.
ResponderExcluirBeijos,
Jhey
www.passaporteliterario.com
Eu gostei da história.
ResponderExcluirFiquei com vontade de lê-lo parece ser uma história muito boa.
Gosto de livros que mostram como nossas escolhas podem interferir na nossa vida, seja positivamente como negativamente.
http://lisos-somos.blogspot.com.br/
A falha do livro é o excesso de descrições que muitas vezes são "inúteis", isso acaba tornando certas partes bem cansativas. Pelo menos foi o que me desagradou rs, mas no geral tem uma boa história e uma mensagem bacana.
ResponderExcluirConcordo com você!!
ExcluirA história é muito boa, mas as descrições... Meu Deus quantos detalhes desnecessários!!!!
o liro guardiao de memorias e um livro cheio de suspenses que redefine o sentido do que e a vida eu adorei
ResponderExcluirredefine o sentido da vida gostei
ResponderExcluirÉ um drama interessante, mas a autora dá detalhes demais e desnecessários, o que faz com que o livro tenha uma leitura arrastada e chata.
ResponderExcluir