Laura Pausini teve que superar ‘congelamento’ pessoal e profissional para produção de novo álbum
Escrito por
João Paulo Caires
Publicado em
Ao todo, o projeto conta com 18 faixas que apresentam aos fãs, histórias de pessoas, na maioria anônimas, que marcaram a vida de Laura. São histórias sobre relações amorosas, sobre afeto entre amigos, sobre o amor entre uma mãe e uma filha. Segundo a cantora, são as mais diversas almas que caminham em paralelo no mundo e, podem ou não pensar e serem iguais.
Durante coletiva de imprensa, a compositora acredita que a beleza desse trabalho, lançado depois de 5 anos de seu último álbum inédito, está na celebração da diferença e do respeito entre as pessoas. Ela diz que quis colocar a individualidade e o direito de existir e ser respeitado de cada pessoa no centro de todo o projeto. “Quero incentivar o ouvinte a se amar, ouvir e respeitar mais”.
Nessa nova fase da carreira, ainda se pode ver a potência e os sonhos daquela jovem de 19 anos que venceu a categoria de artistas iniciantes do 43º Sanremo Music Festival, com o icônico single ‘La solitudine’ que a lançou no mercado como uma das cantoras italianas com mais sucesso ao redor do mundo, mas também percebemos que, entre a influência dos diversos ritmos italianos, a maturidade da carreira, o autoconhecimento que a pandemia da covid-19 trouxe para a vida dela e a necessidade de tornar sua música mais ‘contemporânea’ ganham voz no álbum.
Além do conflito de ideais com produtores musicais mais jovens, Laura confessa que também teve que enfrentar uma espécie de ‘congelamento’ pessoal e profissional. Um período em que só se sentia segura dentro de sua própria casa. “Vivemos um momento histórico em que todos saímos como almas paralelas. Eu tive que entender enfrentar essa nova realidade”.
Superadas as dificuldades, a artista já está com a
Que Laura Pausini é apaixonada pelo Brasil, não é segredo para ninguém, a cantora sempre deixou claro em entrevistas e programas de televisão, dos quais já participou, que tem o Brasil e os brasileiros como sua segunda família. “Eu acredito que numa vida passada fui brasileira”.
Como o coração já é brasileiro, nesse novo trabalho, a cantora fez questão de ‘homenagear’ essa paixão que tem por nosso país e convidou o Tiago Iorc para traduzir e gravar a versão em português do single “Durare”, cujo clipe já conta com quase 1 milhão de visualizações no YouTube, com um mês no ar.
A versão ‘canarinha’ da música, escrita pelo cantor em parceria com a compositora Duda Rodrigues, foi nomeada ‘Durar (uma vida com você)’, teve o clipe gravado na Suécia e acumula elogios dos fãs. “O Tiago é um poeta muito talentoso e a voz dele combinou muito com a mensagem que eu quis passar com essa canção”, elogiou Laura.
O cantor aproveitou para demonstrar o carinho e admiração pela cantora. “Trabalhar com Laura está sendo um sonho. Ela consegue nos conectar com coisas bonitas em nós mesmos, com algo muito divino. É uma alegria fazer parte da caminhada da Laura”.
Tiago não se lembra de quanto tempo levou para escrever sua versão da música, mas para se manter o mais fiel possível aos sentimentos de Laura, que revelou que Durare foi a primeira música que a fez sentir algo depois de três anos. Tiago disse que ficou pelo menos duas semanas apenas ouvindo e sentindo o que a letra dizia, ao mesmo tempo, teve todo o cuidado para aproximar o single da realidade dos brasileiros.
Numa sintonia notável, a dupla já adiantou que prepararam uma surpresa para os próximos dias… Vamos seguir de olho!