CRÍTICA DO FILME: BATMAN VS SUPERMAN - A ORIGEM DA JUSTIÇA

27.3.16

CRÍTICA LIVRE DE SPOILERS 

Sabe aquele cara bonitão que você vê usando uma camiseta legal de uma banda que você gosta, daí você se aproxima para conversar com ele e acaba descobrindo que ele nem sabia que a camiseta era de uma banda e ele só a comprou por que gostou do símbolo? Acho que isso resume bem o filme.

Esteticamente lindo. Contextualmente um grande OI? O que esta acontecendo? Como isso veio parar ali? nunca vi um filme onde as motivações dos personagens fossem tão rasas e mal construídas. O filme inteiro soava como uma continuação - única explicação para eles subentenderem que já sabemos de tudo e por isso nem perderem tempo explicando o por que de cada personagem agir como age.

Quando finalmente estamos começando a entender tudo muda e novamente ficamos em dúvida do motivo pelo qual isso aconteceu. O filme se arrasta por mais de uma hora sem nenhuma cena que merece destaque e quando eu estava quase dormindo FINALMENTE as cenas de ação começam. Devo dizer que estas sim salvaram o filme, principalmente as com Gal Gadot (Mulher fucking maravilha).

A atuação de Ben Affleck e Henry Cavill convence. O que não convence é o roteiro ruim que acabou deixando os dois sem profundidade nenhuma. O coitadinho do Superman nunca dizia coisa com coisa e toda a vez que o Batman abria a boca me dava vontade de perguntar o que ele cheirou antes de estar ali. O mesmo erro aconteceu com Lex Luthor, mas a saída para um personagem mal construído foi chamá-lo de psicótico assim tudo que tiver mal feito a gente coloca a culpa na "personalidade" dele e esta tudo certo. 


Foi realmente muito triste ver um filme que tinha os atores certos, o orçamento certo e os recursos certos deixar tanto a desejar. A primeira vista o filme pode até agradar aos fãs por toda a estética que nos é apresentada, mas basta parar para analisar as cenas desconexas que todo o encantamento acaba por aí.

Gostei da tentativa de manter o ar sombrio durante todo o filme. Gostei dos efeitos, da sonoplastia, cenários e figurinos. Odiei as cenas desnecessárias, os diálogos mal construídos, os personagens rasos, as cenas em câmera lenta para forçar a gente sentir uma emoção os fundos musicais exagerados que davam um tom de "jornal sensacionalista" na trama somente para entendermos o que o diretor quis dizer mesmo quando a própria cena não mostra.

O filme vai agradar somente fãs cegos e alienados que querem dizer que tudo está bom quando claramente não esta. Estou com medo do Zack Snyder conseguir ferrar os demais filmes que ele foi contratado para dirigir. Todo mundo tem uma relação de amor e ódio com o Zack. Ele parece viver em um mundo só dele onde tudo faz sentido, mas ele se esquece que as outras pessoas que irão o assistir não fazem parte desse mundinho preto e branco dele e que sim ele tem que saber explicar melhor as coisas. 

Vale o ingresso para você ir ver com seu boy magia e enchê-lo de beijos na primeira hora do filme e começar a ver quando a luta começar.

OBS: Como não suspirar com TODAS AS CENAS onde o Superman largou tudo por que ouviu sua amada gritar por estar em perigo. Essas foram as únicas cenas que vi uma expressão sentimental no rosto do Superman. 

3/5

Um comentário:

  1. Obrigado pelo comentário, eu gostei muito. Batman é um super-herói envolta em mistério, escuridão, força e fúria. Eu acho que o papel foi deixado para Ben Aflleck porque reflete todas as características do personagem. Anteriormente, ele havia trabalhado um super-herói em Daredevil. No início do filme é um pouco lento, no entanto, é necessário fornecer o contexto e tem ação, drama, mal, desespero, romance, tudo que você precisa para ficar no banco.

    ResponderExcluir