Pesquisar este blog

Slide

CRÍTICA | Excêntrico e misterioso, 'Um Pequeno Favor' com Blake Lively chega aos cinemas



Stephanie (Anna Kendrick) é uma jovem mãe que divide o tempo entre a criação do filho e o trabalho como vlogueira. Quando sua melhor amiga Emily (Blake Lively) desaparece, ela parte em uma jornada para descobrir a verdade por trás do ocorrido.

Os créditos iniciais apresentam – de forma cativante – o tom sarcástico em que a trama irá se desenvolver nos próximos minutos. Aproveitando dos estereótipos e da ironia cotidiana em que as personagens estão inseridas, resultando em um thriller cômico, onde essa interessante mistura de contrastes acaba por tornar o longa atrativo nos minutos em que se sucede – por mais que ocasionalmente se perca em seu próprio enredo.

Casualmente a estrutura apresenta alguns problemas, seja quando peca pro melodrama, ou na forma atribulada que apresenta suas adversidades, como também quando há a tentativa abrupta de elevar a trama em uma seriedade desnecessária, procurando reforçar a sua premissa investigativa já estabelecida, enfraquecendo a maneira despretensiosa e seus elementos que tornam o projeto ser atípico e excitante.

Ainda assim, a direção de Paul Feig – junto dos atributos visuais – consegue aproveitar a atmosfera suburbana de maneira bem humorada, sem abandonar a personalidade atribuída ao seu argumento inicial. As características presentes nas personagens de Anna Kendrick e Blake Lively determinam o ritmo do desenvolvimento do filme, onde a construção acerca da relação e intimidade ácida das mesmas – assim como toda a estrutura da trama – é realizada durante os acontecimentos, seja de maneira linear ou não.



Se tratando das personagens, Kendrick consegue intrigar e se tornar um alicerce no desenvolvimento, com ênfase nos momentos turbulentos em que o longa se depara, particularmente por ser responsável em conduzir o público, mas também por cativar, com nuances delicadas e precisas, empaticamente o mesmo – uma qualidade já conhecida da atriz em seu humor característico, e que mais uma vez funciona perfeitamente, especialmente na disparidade da personagem de Lively e seus antagonistas – que criam em conjunto essa diferença instigante na procura do desfecho do desaparecimento de Emily.

As particularidades estéticas possuem grande enfoque quando convém, sendo usadas até mesmo como pretexto argumentativo situacional. Entretanto, tanto o uso de arquétipos como os desníveis na montagem e estrutura, acabam por proporcionar um projeto com reviravoltas singulares, resultando em algo exótico por mais que beire o clichê em suas subtramas.

Um Pequeno Favor’ apresenta um enredo interessante ambientado ponto de vista que explora as particulares do estereótipo suburbano, conseguindo abranger mistério e comédia de maneira balanceada em um filme excêntrico com protagonistas abrangentes.

Nota: 3,5/5
Estreia: 27/09
Distribuição: Paris Filmes

No facebook

>> Acompanhe também

No Youtube

>> Vídeo novo toda semana

Vídeo

Vídeo

Vídeo

No Spotify

>> Ouça as nossas playlists no spotify