![Imagem](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgBv7_h4f8c_TcxcqxvKCrcs5qlUJkVawbqdJNS_W-b3KWztf3iHKiYm-7OvcF2ONrrR_X_9Ki8DK2tjbE2uMkptcnsGnEdbqPvTGp5vqkvfnNxrTsLxu--w3rtScugTaC4mY6fzm17X6L5h9uXLFzCpktR-3_FZ520PcdA5D6Eg1ixk8QckVkxWPm-lP8t/s16000/Colagens%20AS.png)
THE FLASH: Você não vai acreditar quanto tempo a Batcaverna demorou para ser construída
Escrito por
Redação Acidamente Sensível
Publicado em
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgBv7_h4f8c_TcxcqxvKCrcs5qlUJkVawbqdJNS_W-b3KWztf3iHKiYm-7OvcF2ONrrR_X_9Ki8DK2tjbE2uMkptcnsGnEdbqPvTGp5vqkvfnNxrTsLxu--w3rtScugTaC4mY6fzm17X6L5h9uXLFzCpktR-3_FZ520PcdA5D6Eg1ixk8QckVkxWPm-lP8t/s16000/Colagens%20AS.png)
Para fazer o chão da Batcaverna, o designer de produção de The Flash, Paul Denham Austerberry, se inspirou em cenários anteriores do subsolo da Mansão Wayne, utilizando moldes de gesso de rocha. As placas que formavam o solo foram compostas por sete formatos diferentes, complementando e dando profundidade ao ambiente.
Além disso, o decorador de cenários Dominic Capon e a equipe de produção tiveram um papel imprescindível para dar vida à Batcaverna: encontraram botões, alavancas e alças de ferragens antigas de aeronaves, unindo caixas de controle para criar o console que controlava a Batcaverna.
E não para por aí: mais de 30 tablets e smartphones foram usados para criar as telas e painéis de controle, que funcionavam com gráficos captados pelas câmeras em tempo real.
Para simular anos sem uso, as superfícies da Batcaverna foram revestidas com poeira, sujeira e fezes falsas de morcego, além de contar com 100 morcegos artificiais afixados no teto para o toque final ao cenário.
Legal, né?